Dedetização
Preciso saber qual é a palavra correta: «detetização» ou «dedetezição»?
«Ouro sobre azul»
Gostaria de conhecer a origem da expressão «ouro sobre azul».
Conjunções e conjuntivo/subjuntivo
Sou um estudante de português como língua estrangeira da Colômbia. Li num livro de gramática que as conjunções que apresento na continuação, empregam-se com o presente e o imperfeito do subjuntivo, mas não sei se isso significa que só podem ser empregadas em esse tempo ou se, ao contrário, elas também podem ser utilizadas com o futuro do subjuntivo. As conjunções são as seguintes: – para que – a fim de que – mesmo que – embora – contanto que – desde que (condicional) – até que – antes que – sem que – caso – a não ser que – mesmo que Agradeço muito sua resposta.
Desencarceração ou desencarceramento?
Num contexto de automóveis, em provas automobilísticas, qual o termo mais correcto: desencarceração ou desencarceramento?
O significado de volucre
Gostaria de saber o significado do termo «volucres», patente num poema de Ricardo Reis ("As rosas ano dos jardins de Adónis ,/ Essas volucres amo, Lídia, rosas,")
Maiúsculas em cargos e órgãos específicos
Trabalho numa instituição de ensino superior e tenho algumas dúvidas relativamente ao uso de maiúsculas em cargos e órgãos específicos da instituição.
I – Cargos Por exemplo, quando me refiro, num regulamento interno, ao coordenador de curso, faço-o sempre utilizando a maiúscula para as duas palavras. No entanto, li numa resposta anterior que os substantivos "senador", "professor", "director" entre outros, se escreviam com minúsculas. É incorrecto escrever "Coordenador de Curso" ou "Director de Departamento", no âmbito de um regulamento interno?
II – Órgãos específicos Como, por exemplo, a expressão "Comissão de Estágios" ou "Júri de Avaliação" está correcta ou deveria ser escrita em minúsculas?
Antecipadamente grata.
(Um) tudo-nada
Na frase «a bola saiu um tudo-nada por cima» qual deve ser a expressão a usar: 1. um tudo-nada 2. um tudo nada 3. um tudo ou nada Já agora: esta expressão é muito vulgar na "oralidade futebolística", mas também se escreve?
Sobre a colocação do se
Em Portugal se diz, por exemplo: "Recomenda-se que o arroz se substitua por batatas" No Brasil, se diz: "Se recomenda que o arroz substitua-se por batatas" A minha pergunta é: Quais são as regras em Portugal, para saber onde colocar o "se"? Muito obrigado.
Terráqueo
Como classificar a palavra "terráqueo" quanto ao processo de formação?
Como chegou até nós o latim vulgar?
Gostaria de saber como o latim vulgar chegou até nós? Quais foram as principais obras latinas que se destacaram no Brasil?
