Sr. Eng.º D' Silvas Filho
Os meus cumprimentos
As minhas desculpas por vir à liça, ninguém atirou a luva, mas, mesmo assim, eu apanhei-a ...
Se aquilo que se obtém com aparelho que "corre o documento" e o digitaliza, fornecendo uma imagem digitalizada (não fui eu quem inventou os termos) esse aparelho é um digitalizador.
Para os ingleses "scanner" é :
– o aparelho
e
– o resultado (o obtido por esse aparelho), isto é, por ex. "fotografia digitalizada"
Para português, será:
– digitalizador (o aparelho)
– o resultante: Fotografia (ou outro documento) "digitalizado"
É assim que uso e falo.
Mais uma vez, lamento a ousadia de ter-me intrometido onde não fora chamado.
Salve!
1) Por que o plural em português é feito com “s”?
2) Por que a Língua Portuguesa representa o feminino com “a” e o masculino com “o”?
Qual o significado de legastenia? Em que se distingue de dislexia?
Gostaria de saber se a confusão geral na aplicação do verbo ir no pretérito passado, entre a primeira e a terceira pessoa (fui/foi), deriva efectivamente do português medieval.
Existe uma razão “desculpável” para esse erro?
A frase «Portugal vai parar para dançar!» está correcta? O verbo “parar” seguido da preposição “para” não fica esquisito? Já agora, estas situações não se chamam cacofonia?
Gostaria de saber se me poderiam indicar as preposições que regem o verbo "acompanhar" e os contextos em que se utilizam, nomeadamente nas frases «o prato é acompanhado [] legumes», «fui à Baixa acompanhada [] a minha mãe».
Muito obrigada desde já.
As figuras de estilo (ou figuras de retórica, ou figuras de linguagem) constituem apenas alguns recursos estilísticos, existindo outros que não são considerados figuras de estilo. No entanto, não encontro uma distinção clara entre as ditas figuras de estilo e outros recursos estilísticos. Por exemplo, muitas gramáticas referem que as onomatopeias não são "em rigor" figuras de estilo, mas não dão mais explicações sobre o assunto. Obrigada pela ajuda.
A interjeição tem uma função sintática na oração?
Gostava de saber o significado de "heurística" como estratégia usado na resolução de problemas na área curricular de matemática.
Obrigada pela atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações