«Portugal vai parar para dançar!» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Portugal vai parar para dançar!»

A frase «Portugal vai parar para dançar!» está correcta? O verbo “parar” seguido da preposição “para” não fica esquisito? Já agora, estas situações não se chamam cacofonia?

José Baldino Portugal 3K

Sob o ponto de vista sintáctico, não há qualquer correcção a fazer; sob o ponto de vista estilístico e fonético, é que poderemos fazer algumas observações:
Esta frase é pouco cuidada ou foi elaborada intencionalmente assim?
Quando escrevemos um texto em prosa, devemos evitar as repetições que são aceitáveis e até características da poesia.
Há, nesta frase, uma repetição das sílabas em «parar para». Sob o ponto de vista da prosa, dever-se-ia evitar, mas, sob o ponto de vista da forma poética, esta repetição pode ajudar a fixar o enunciado, visto que a redundância fonética auxilia a captação e a reprodução da mensagem.
Terão os criadores desta frase conseguido impressionar aqueles a quem a mensagem se destina?
Pela pergunta que nos foi feita, estamos em crer que o objectivo foi alcançado.
Não classificaríamos esta ocorrência como cacofonia porque não nos sugere uma imagem obscena ou ridícula, salvo se considerarmos a gaguez como motivo de riso.
Em «parar para», há uma forma de assonância, porque sentimos um efeito de eco.

A. Tavares Louro