Gostaria de saber como se escreve mola mestra (com ou sem hífen) e como é o seu plural (molas-mestra??).
Obrigada.
As expressões “violência de género” e “igualdade de género(s)” são cada vez mais frequentes e aparentemente já foram consagradas por sociólogos, psicólogos, jornalistas, etc. Parece-me uma importação abusiva do inglês “gender”. “Género” em português é uma classificação gramatical e não significa “sexo”. Por outro lado, argumenta-se que a expressão de origem inglesa expressa melhor uma distinção alegadamente necessária: enquanto “sexo” é uma categoria biológica, “género” é uma categoria cultural.
Argumenta-se também que os substitutos não são melhores: “igualdade de género” será melhor que “igualdade de sexos” (um erro biológico) ou “igualdade entre homens e mulheres” (expressão demasiado longa); “violência de género” será mais acertado que “violência doméstica” (nem sempre é “doméstica”), “violência sobre as mulheres” (também a há sobre os homens) ou “violência sexual” (manifestamente inadequada). De qualquer forma, a Real Academia Espanhola já se manifestou contra o uso de tal expressão em espanhol. Que dizer disto na nossa língua?
Obrigado pela atenção.
O termo latino “laudatio”, utilizado por vezes em português, é masculino ou feminino?
Gostaria de saber a origem das palavras "dardo" e "cutelo".
Obrigada!
A palavra "empenho" pronuncia-se "empênho" ou "empanho"?
Sou psicóloga e trabalho com crianças disléxicas (tal como eu) e com perturbações de linguagem.
Surgem-me frequentemente dúvidas sobre a transcrição fonética correcta de diversas palavras. Por exemplo, na palavra veado, o e tem valor fonético /i/ ou "e fechado"?
Podem informar-me qual o melhor livro a consultar que aborde esta área?
Agradeço antecipadamente
Penso que é mais correcto escrever "a diabetes" do que "os diabetes", mas que são aceitáveis as duas formas.
No caso da segunda, está correcto dizer "os diabetes são uma doença..."?
A 3.ª pessoa do Indicativo Presente do verbo «doar» escreve-se «dôa» (com acento circunflexo)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações