Qual é a correcta regência do verbo afoitar na sua conjugação reflexa – afoitar-se? Será a que o escritor Mário Cláudio usou ao referir-se àqueles que «aos catorze anos se afoitavam aos "Maias" ou à "Brasileira de Prazins"»?
Pode-se falar num motor de busca "competente", como um motor de busca que funciona bem? E, na mesma ordem, dizer que a medição de luz de uma câmara digital é "competente"?
Agradeço o esclarecimento.
Trabalho numa empresa de desenvolvimento de conteúdos de formação à distância, sendo frequente a utilização de jargão informático. Uma das dúvidas mais recorrentes tem que ver com a forma correcta de escrever pré-visualizar (a forma que utilizamos)/previsualizar (que não utilizamos).
Qual delas é a correcta?
Aproveito ainda para colocar outra questão: escreve-se «formação a distância» ou «formação à distância»?
Muito obrigada.
"Vide" derivada do latim "ver", e que se utiliza para por exemplo referenciar assuntos com textos ou afirmações de autores sobre os mesmos, deve ser acentuada: "vidé"?
Qual a tradução, o significado e o sentido correto da palavra "fornicação"?
Gostaria de saber se é correto o uso do pronome "lhe" ou "te", quando se quer desejar, diretamente, algo a alguém.
Por exemplo:
«Gostaria de desejar-lhe um ótimo ano».
«Desejo-lhe tudo de bom».
Ou se o correto é:
«Gostaria de desejar-te um ótimo ano».
«Desejo-te tudo de bom».
Pergunto-lhes se é possível fazer-se uso (neologismo, ao que parece!) da palavra/expressão “definitivizar”? Por exemplo: “a pena imposta ao réu foi ou ficou 'definitivizada' em 09 anos de reclusão”.
Gostaria de saber qual a expressão mais correcta como critério de avaliação: se colocar satisfaz bem ou satisfaz bastante. Obrigado.
A indicação de uma referência bibliográfica numa frase deve ser efectuada colocando o número que indica a referência bibliográfica antes do ponto final (tal como a nota de rodapé)?
Muito obrigada pelos esclarecimentos prestados.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações