Os advérbios bem e bastante usam-se associados a verbos ou a adjectivos intensificando-lhes o sentido, e são, na maioria dos casos, utilizados como se fossem equivalentes, como em «Este livro é bem bom»; «Este livro é bastante bom».
O exemplo concreto que coloca à apreciação do Ciberdúvidas deve ser analisado no âmbito específico da gíria profissional a que pertence a docente, pois mais importante do que o advérbio utilizado é a forma como esta expressão avaliativa se relaciona com as restantes que abrangem a percentagem total da cotação de um teste, por exemplo.
Compreende-se o uso de satisfaz bastante, de satisfaz bem ou de satisfaz mais a par de satisfaz, ou de satisfaz menos, ou satisfaz pouco, sobretudo se pensarmos que são expressões avaliativas abrangendo uma percentagem que pode oscilar entre os 50% –próximos do nível 2 – e os 74% – não longe do nível 4, na escala avaliativa do Ensino Básico.
O objectivo da utilização das expressões em causa é clarificar a evolução de cada aluno junto dele próprio e do seu encarregado de educação. E, para cumprir essa função, é preciso que a escola, ou o grupo disciplinar, reflicta sobre a terminologia a utilizar e a uniformize para que ela possa, efectivamente, desempenhar um papel orientador para o estudante.
Gostaria de referir ainda o facto de serem os critérios de avaliação mais vastos do que a escolha da terminologia para indicar um determinado resultado, sem, todavia, minimizar a importância dessa terminologia e do entendimento que dela devem ter todos os envolvidos no processo.