Uso de «maioria» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Uso de «maioria»

Gostaria de colocar a seguinte questão: é correcto dizer «a maioria das pessoas»? Tenho a ideia de que o uso do termo «maioria» deve ser feito isoladamente. O correcto seria, assim, «a maior parte das pessoas» ou «a maioria», simplesmente, mesmo quando não se está a fazer referência a pessoas. «A maioria das vezes» soa-me muito mal, parecendo-me mais correcto dizer «a maior parte das vezes». Outro exemplo: «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria não é» parece-me bem; «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria deles não é» parece-me mal. Será possível esclarecerem-me?
Obrigado e parabéns pelo "site".

Fernando Lima Portugal 9K

Lamento não concordar consigo, mas acho correctas todas as expressões citadas: «a maioria das pessoas» ou «a maior parte das pessoas», «a maioria das vezes» ou «a maior parte das vezes», a «maioria» ou «a maioria deles».
A língua portuguesa, e esta é uma das suas riquezas, possui grande variedade de expressões e locuções sinónimas, que não devem confundir-se com incorrecções. Errado é, porém, a maioria das pessoas (vezes, etc.) são ou estão em vez de é ou está, singular pedido por a maioria. E não se fie demasiado no soar mal, o que é muito enganoso. E, já agora, procure dizer «fazer perguntas» em vez de «colocar questões», que não é tão bom português.

F. V. Peixoto da Fonseca
Áreas Linguísticas: Léxico; Sintaxe