Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria Emília Malta Portugal 9K

Qual a pronúncia mais correcta: "mai-or" ou "ma-ior"? Ou entram aqui somente em conta critérios de pronúncias regionais – no Norte lê-se o ditongo "ai", no Sul isso não acontece?

Cardin Costa Portugal 16K

«Lisboa fica a 300 km a sul do Porto» ou «Lisboa fica 300 km a sul do Porto»? […]
[N]ão encontro no dicionário a justificação de «a 300 km a sul».
A preposição «a» indica distância, por isso parece-me redundante usá-la juntamente com a locução adverbial «a sul», que indica igualmente distância, afastamento entre dois pontos. Saramago, por exemplo, na sua Viagem a Portugal, suprime sistematicamente a preposição. Se assim não fosse, teríamos de usá-la igualmente em expressões do tipo «a casa fica a 100 m mais à frente», «o 2.º classificado ficou a 100 m atrás», o que, além de não acrescentar clareza à frase, lhe corta, pelo contrário, a fluidez.
[…]
Parabéns pelo excelente trabalho.

Caroline Yumi de Oliveira Tana Brasil 4K

«“Um” tribunal decide a pena.» É artigo ou numeral?

Célia Ferraz Professora Charneca de Caparica – Almada, Portugal 11K

Gostaria de saber qual a génese do nome próprio Eugénia.

Luís Fonseca Figueira da Foz, Portugal 4K

Agradecia o vosso esclarecimento quanto à palavra correcta para reflectir a contaminação de lençóis freáticos através de altos teores de sais. Podem-se usar as duas formas apresentadas?
Obrigado.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Cláudia Lopes Itália 24K

[...] Eu tenho uma dúvida que não consegui sanar consultando as gramáticas que tenho que casa. De acordo com a regra que norteia o uso dos pronomes oblíquos (“o”, “a”, “os”, “as”), para os verbos de primeira conjugação (-AR), este ganha um acento agudo na sílaba tônica, após a supressão do -R:

«Vocês já compraram a casa?»
«Fomos obrigados a comprá-la»

Um acento circunflexo se o verbo pertence à segunda conjugação (-ER):

«Já fez os exercícios? »
«Vou fazê-los agora mesmo.»

E nenhum acento se o verbo e de terceira conjugação (-IR):

«Ele já partiu o bolo? »
«Está a parti-lo neste exato momento.»


Então, por qual motivo a forma “construí-lo” é acentuada? Seria porque termina em hiato ou porque, na realidade, segue a regra da acentuação, como, por exemplo, nas palavras “saúde” e “vário”?

Obrigada pela ajuda

Gilberto Cardoso Portugal 18K

Esta expressão «estar com os azeites», que pode ser entendida como «estar aborrecido», que sinónimo pode ter no mesmo registo de língua?

Fernando Barata Portugal 6K

Gostaria de saber o que é um “zingamocho”.

Pedro Ginja Engenheiro Agrícola Portugal 4K

Felicito-os desde já pelo excelente trabalho que desempenham, e faço votos para que continuem.
Gostaria de saber se esta palavra existe: “urssupiários”. Encontrei esta palavra num documento e após alguma pesquisa não consegui verificar a sua existência em parte alguma. Supostamente designa as estruturas que protegiam as colmeias do ataque dos ursos. Encontrei palavras como “colmeal”, “silha” ou “muros-apiários” para designar estruturas que tinham esta função, mas não se limitavam à protecção dos ataques dos ursos, mas sim de qualquer animal. Agradecia, alguma informação mais precisa sobre a existência ou não desta palavra e os significados mais precisos das palavras: “colmeal”, “silha” e “muro-apiário”.

José Manuel Sande Portugal 8K

Tendo encontrado, na página oficial do MDN, com base num folheto da Igreja da Memória, o seguinte texto, agradecia um Vosso comentário sobre o mesmo, dado que me parece "impróprio para consumo" e gostaria, assim, de reforçar a chamada de atenção que já fiz... sem qualquer resultado. A não ser, claro, que tudo esteja correcto!
«A igreja que o monarca D. José faria erguer a N.S. do Livramento e a S. José, como voto de gratidão pelo atentado a que foi acometido neste mesmo lugar, passaria, afinal, logo a chamar-se da Memória para recordar o sucedido na noite de 3 de Setembro de 1758: D. José atingido por dois tiros, acto imputado aos Távoras, ficando ligeiramente ferido.»