A sintaxe do verbo trocar
«Na programação proponho trocar o Pedro Abrunhosa com o João Pedro Pais.» Por favor, descrevam a agramaticalidade observada na frase.
Sobre o feminino de el-rei
Se para designarmos um rei em português, utilizamos a expressão «El-Rei», não existe também a expressão «La-Rainha»? Se não, porquê? Sei que parece uma pergunta desprovida de senso, mas, na verdade, tivemos duas rainhas em Portugal, quando as tivemos qual era a sua designação "oficial"?
O significado e a origem de «tratos de polé»
Agradeço que expliquem o significado e origem da expressão «tratos de polé». Obrigada.
Superlativo absoluto sintético do adjetivo falador
Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo falador
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O antónimo de prático
Existe um antónimo para «prático»?
Pronomes tónicos depois dos átonos
Por favor, queria que me esclarecessem porque às vezes se encontram pronomes tónicos depois de átonos, por exemplo: «Cabe-me sempre a mim resolver os problemas.»
Os complementos e os modificadores restritivos do nome
Como distinguir um complemento do nome de um modificador restritivo do nome? Por exemplo, na frase «A porta de casa estava aberta», «de casa» é complemento do nome «porta»?
A palavra ensimagem
Qual o significado da palavra «ensimagem»?
A etimologia de tacógrafo
Qual a etimologia da palavra tacógrafo?
A combinação de pronomes átonos
Num desafio com um amigo de tentar descobrir o máximo número de hífens que poderia existir numa palavra, chegámos a "pré-abrir-se-me-vo-la-á". O significado seria alguma coisa do género «a porta [la] será [se] aberta [abrir][á] antes do tempo [pré] a vós [vo] por meu desejo [me]. Depois tivemos algumas dúvidas... Para não complicar, pergunto só se essa palavra é possível. Se não é, quais são os erros? Obrigado!
