Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Carlos Costa Portugal 13K

Gostaria de saber o significado de ‘caveat’ e forma de a pronunciar. Encontrei esta palavra num artigo de Pacheco Pereira.

Muito obrigado.

Ana Lopes Portugal 5K

O que significa «endógeno»? É a mesma coisa que «endógene»?

Paula Lagos Professora Beja, Portugal 17K

Um dos reis magos chama-se Melchior ou Belchior? Já ouvi as duas e não sei qual a mais correcta!

Natália Marques Professora Almada, Portugal 9K

Sendo o diálogo um modo de expressão cuja função varia tendo em conta diversos aspectos, nomeadamente nas obras narrativas, gostaria de saber se o discurso directo utilizado por uma personagem (sendo este o único, o qual culmina a acção) pode ser considerado diálogo, uma vez que não existe senão uma última observação do narrador que nos dá conta da reacção do "público". Refiro-me, especificamente, à última e única fala do conto de Eça de Queirós A Aia
(«– Salvei o meu príncipe, e agora vou dar de mamar ao meu filho!»).

Aguardando a vossa resposta.

Manuel Novais Engenheiro Guimarães, Portugal 11K

É correcto dizer-se “contas de pé” em vez de “algoritmo”?

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 3K

Depois das festas de Natal e de Ano Novo, regressámos com mais perguntas e respostas. Muitas continuam a centrar-se em dúvidas sobre a grafia, a pronúncia e a criação (neologia) de palavras. Por exemplo, acerca de um recente acontecimento automobilístico, recordamos que a capital do Senegal tem grafia portuguesa – Dacar.

Pensar sobre as palavras motiva, por outro lado, a questão do seu uso. Uma pergunta incide precisamente sobre o nível ou o registo de língua de expressões como uma espécie de, um tipo de, entre outras.

Também vão surgindo questões que dizem respeito ao contraste entre sistema e norma. No fundo, o que intriga alguns consulentes é a existência de irregularidades numa língua.

Assim começamos 2006, a reflectir sobre a Língua Portuguesa e a trabalhar para a sua afirmação.

Anónimo(a) 6K

No artigo de Edite Prada em Ciberdúvidas O conceito de aspecto linguístico 1 , ela não menciona a existência de aspecto perfeito (diferente do aspecto perfectivo). Acho que este aspecto existe em português, porém tem uma importância reduzida em comparação com o papel que tem em outras línguas romanas. Se aceitamos que o aspecto é a relação não dêictica entre dois intervalos de tempo, o aspecto perfeito é a variedade aspectual que focaliza os resultados de uma ação. No aspecto perfeito resultativo, falamos do resultado de um único evento. Ofereço os seguintes exemplos de frases em português que para mim expressam o aspecto perfeito resultativo:

(1) Doroti confirma que já têm chegado vários protestos de quem transporta os idosos. (já têm chegado = aspecto perfeito resultativo)

(2) Quando Isabel chegou, Suely já tinha saído. (já tinha saído = aspecto perfeito resultativo)

(3) Às 21h00 uma amiga enfermeira que tinha-me encaminhado a um médico de posto de saúde ligou para ele mas este já tinha ido embora. (já tinha ido embora = aspecto perfeito resultativo).

Os senhores concordam com minha análise de estas frases?

Eugênio Geppert
Florida
EUA


1O consulente parece ter feito uma confusão, porque a resposta a que se refere é de Carlos Rocha. No entanto, a consultora Edite Prada, que é autora da resposta O aspecto dos verbos acedeu amavelmente em responder.

Alexandre Ferreira Portugal 8K

Como se faz um texto argumentativo?

Tiago Nene Portugal 6K

Em que situações se deve usar alheado e alienado?

Agostinho Morgado Portugal 17K

Qual o significado da palavra “anagráfico”. Desejava saber se o termo está bem empregue quando queremos indicar os dados da nossa identificação (data nascimento, B.I., naturalidade, morada, etc.)
Obrigado!