Em português de Portugal, qual seria o correto: «Nenhuma a nível federal» ou «nenhuma em nível federal» (ou outras entidades governamentais, tais como “estadual”, “nacional” ou “municipal”)?
Por favor, preciso de saber o significado e a origem das expressões:
«Bancar o cupido»
«Carregar o mundo nas costas»
«Trabalho hercúleo»
«Sua vida é uma verdadeira odisseia»
«Agradar gregos e troianos»
Obrigada pela atenção.
Na frase, «A resolução aprovada apelava aos Estados-Membros a garantir/garantirem que os sistemas de financiamento oferecessem maior sustentabilidade», gostaria de saber qual o tempo verbal correcto a utilizar para o verbo "garantir" e porquê.
Muito obrigado.
Sou tradutora e, por vezes, a questão de certos gentílicos coloca-me algumas dúvidas. Gostaria de saber se será correcto, no caso de se tratar de um habitante ou natural da Morávia, chamarmos "Morávio(a)" ou "Moravo(a)".
Qual destas designações está certa, uma vez que me deparei com ambas?
Desde já, muito obrigada por todos os esclarecimentos.
O Dicionário Etimológico de José Pedro Machado refere a mesma pronúncia para “besta” (animal) e “besta” (arma). É correcto?
Gostaria de saber origem e significado da expressão «no cu de Judas».
Tenho dúvidas, será que me podem esclarecer?
Na frase:
«Sr. Silva, sente-se.»
1. Qual é a função sintáctica desempenhada por «se»?
2. «Sente-se» pode ser considerado conjugação pronominal reflexa?
Obrigado.
Ao escrever uma acta no dia 1 de Março, surgiu-me a dúvida: «ao primeiro dia do mês de Março» ou «ao um dia do mês de Março»? Qual a forma correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações