Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria da Piedade Escudeiro Portugal 15K

Sou bibliotecária e exerço as minhas funções num Centro de Documentação e Informação cujo fundo documental assenta basicamente na área das ciências geográficas. Entretanto numa reunião surgiram dúvidas sobre a origem da palavra "quinta". Com efeito, o termo surge ligado a uma propriedade rural em Portugal, sendo que os interessados gostariam de saber a sua origem (provavelmente dos tempos da província romana da Lusitânia?) e o seu significado mais profundo, porventura com referências socioculturais. Por exemplo, se foi um método de repartição de terrenos por "5", qual terá sido exatamente a razão de se escolher a grandeza "5", a qual não predispõe nada (um pentágono) a qualquer simetria quadrangular na divisão e utilização de terrenos, etc. Agradecendo desde já toda a atenção que se dignarem dispensar, aproveito para dar os parabéns por uma iniciativa tão culturalmente louvável.
Os melhores cumprimentos.

Paula Cruz Professora Porto, Portugal 13K

Desejava saber qual destas expressões está correcta: "lá cima" ou "lá acima".
Ex.: «E se fôssemos lá cima/lá acima ter com ele?»

João Guerra Técnico de informática Portugal 2K

Gostaria de saber qual a correcta pronúncia da palavra «menopausa». Habitualmente a generalidade das pessoas pronuncia "mènòpausa".

Roger Saraiva Portugal 6K

Os presidentes da República não tomam posse, são investidos dos seus cargos. Certo ou errado?

Ana Raquel Ferreira Romão Portugal 16K

Podem considerar-se deícticos de tempo expressões como «Às seis horas da tarde» ou «durante a manhã»?

José Coelho Portugal 6K
Tenho uma dúvida em relação ao uso do singular e do plural que é a seguinte: estou a construir uma lista de palavras-chave do Reino Animal e estou indeciso quanto à utilização de certas palavras como "baleia" ou "golfinho" se são mais usadas no singular ou no plural. Porque acho que em termos de pesquisa serão mais usadas no plural. A minha dúvida é qual será o termo mais utilizado, o singular ou o plural?
Obrigado.
António Levy Portugal 3K

Existe algum termo que seja equivalente a uma escala que mede as respostas óptimas a um questionário? Escala de optimidade?

Miguel Silva Tavares Engenheiro Portugal 38K

A minha dúvida é: “cascar” ou “descascar batatas”?

Tiago Levita Portugal 5K

A frase acerca da qual tenho dúvidas é de A Palavra Mágica, de Vergílio Ferreira:
«Quando o Rainha deu um tiro de caçadeira, num dia de arraial, ao homem da amante, chamaram-lhe, evidentemente, "inoque", por ser um devasso e um assassino de caçadeira.»
"Que fazer" a «por ser um devasso e um assassino de caçadeira»? Será complemento circunstancial de causa? Oração subordinada causal? Oração subordinada infinitiva?
Há quem diga que não pode haver C. C. de causa numa frase complexa; há quem diga que a preposição «por» tira o valor de predicado ao verbo «ser», pelo que não será subordinada infinitiva. Pela mesma e razão e, mais, por não haver conjunção, também não é subordinada causal.
Contudo, segundo uma gramática, a expressão em causa não tem conjunção e, como tem uma preposição precedida do predicado, vai dar a esta expressão o valor de uma oração subordinada infinitiva.
Desde já os melhores cumprimentos e agradecimentos.

Ana Afonso Lisboa, Portugal 40K

Gostaria de saber quais as preposições que regem a expressão «fazer votos» ou a sua forma abreviada (?) «Votos».
Exemplos:
1. Faço votos de (?) que (?) as minhas acções vão ao encontro das vossas expectativas. (Haverá alguma explicação para o facto de esta frase me "soar" mal?)
2. Votos de (?) um feliz Natal e de (?) um próspero Ano Novo. (E – aproveitando o ensejo – será que se justificam as maiúsculas em "ano novo"?).
Agradecendo a atenção dispensada, deixo-vos (?) os meus melhores cumprimentos.