Todas estas expressões têm que ver com episódios da mitologia grega, universalizados por Homero nos seus poemas épicos Ilíada e Odisseia:
– Bancar o Cupido significa fazer de Cupido, proporcionar uma situação em que duas pessoas se encontrem e que resulte num relacionamento amoroso. O mesmo que «fazer de alcoviteira».
– Carregar o mundo nas costas diz-se de que de quem anda com a cabeça em baixo, com ar preocupado, fazendo lembrar a imagem de Atlas – era um dos Titãs (filho de Jáptero e Climenes), que, segundo Homero, foi condenado por Zeus a sustentar as colunas do céu que poisam sobre a Terra. Por isso se representa com a esfera celeste aos ombros – cumprindo o castigo de Zeus. Daí a expressão, muito comum: «Ó homem, parece que carregas o mundo nas costas!» Por extensão, pode dizer-se também de quem tem muitas responsabilidades e chama a si a resolução de todos os problemas, como se tudo lhe fosse parar aos ombros, e que anda, consequentemente, com aquele ar abatido e consternado semelhante ao de Atlas.
– Trabalho hercúleo é todo aquele que exige um esforço excepcional; digno de Hércules e dos seus 12 trabalhos.
– Sua vida é uma verdadeira odisseia = (A) sua vida é cheia de aventuras singulares e inesperadas. Tal como a viagem de regresso de Ulisses (que em grego se escreve "Odysseus") à sua ilha natal de Ítaca, vinte anos depois.
– Agradar/contentar a gregos e troianos significa satisfazer grupos antagónicos; apoiar dois adversários; concordar com opiniões contraditórias. A frase remete-nos para a lendária Guerra de Tróia.