Besta (animal) ‘vs.’ besta (arma) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Besta (animal) ‘vs.’ besta (arma)

O Dicionário Etimológico de José Pedro Machado refere a mesma pronúncia para “besta” (animal) e “besta” (arma). É correcto?

José Vaz Portugal 6K

É um erro, porque o próprio José Pedro Machado, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, distingue besta (com "é" aberto, «arma antiga») de besta (com "ê" fechado, «quadrúpede»). Trata-se de palavras homógrafas, e é assim que são registadas, com entradas diferentes, tanto em obras mais antigas (Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966) como em dicionários recentes (ver Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, de 2001, e Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, de 2004).

Carlos Rocha
Campos Linguísticos: Pronúncia; Dicionários