DÚVIDAS

Translineação de Uruguai e enxaguei

Gostaria que me explicassem como se faz a translineação das seguintes palavras: «Uruguai» e «enxaguei». Pedia que me dissessem e explicassem a regra.

Resposta

A translineação de Uruguai é “Uru-guai”, e a de enxaguei é “en-xa-guei”.
A translineação faz-se de acordo com a soletração de uma palavra, e não pela separação dos elementos que compõem a palavra:

trans-for-ma-ção

No entanto, existem algumas normas a que devemos atender:

1. Consoante inicial – A consoante inicial de palavra nunca se separa sozinha a formar sílaba, mesmo quando seguida de outra consoante:

gno-mo

No interior de palavra, as consoantes seguidas que pertencem a sílabas diferentes separam-se:

ab-dicar

2. Grupos indivisíveis – Há grupos de consoantes cuja pronúncia torna indivisíveis, mesmo quando se encontram no interior das palavras (esses grupos são formados pelas consoantes c, t, p, g, d, b, f ou v seguidas por l ou r):

pro-clamar

3. Grupos ch, lh e nh – As letras destes grupos não podem separar-se, pois na realidade são duas letras diferentes a representar um único som (dígrafo):

ca-cho

4. Grupos gu e qu – Estes grupos nunca se separam da vogal ou ditongo que vem a seguir, quer o u se pronuncie ou não. As letras com que iniciamos os tritongos não se separam:

en-xa-guei
mei-gui-ce

5. Ditongos – As vogais que formam ditongo nunca se separam:
mui-to
sé-rie
No entanto, as vogais que não formam ditongo e os ditongos consecutivos podem
separar-se:

co-operação
sa-ída
sai-ais

6. Consoantes iguais – Os grupos formados por duas consoantes iguais separam-se sempre:

car-ro
pás-saro

7. Grupos sc, e xc separam-se:

des-cida
cres-ça
ex-ce-len-te

8. O s e o x de prefixos – O s dos prefixos bis, cis, des, dis, trans, tras, tras, tris, e o x do prefixo ex não se separam quando a sílaba começa por consoante:

bis-neto

Mas, se a sílaba seguinte principia por vogal, separam-se passando a formar sílaba com essa vogal:

bi-sa-vô

9. Compostos ou derivados com hífen – Quando se parte uma palavra composta ou derivada em que entra hífen e este coincide com o fim da linha, o hífen deve repetir-se no início da outra linha:

Guarda-/-redes

10. Evitar a separação de uma só vogal, no princípio ou no fim de linha (ver Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, subdomínio grafia, D1.3.1.2.):

*a-qui
*ru-a

Note-se que a translineação de enxaguei segue as normas 4 e 5. A de Uruguai também, mas inclui ainda a norma 10.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa