Gostava de saber a origem e significado da expressão «política do pau e da cenoura».
Obrigada.
Vejo que muitos brasileiros escrevem «relacionado à educação». Está correcto, mesmo no Brasil? Não deveria ser «relacionado com a educação»?
Antes de mais, agradeço a resposta à minha pergunta e deixo os meus sinceros parabéns ao Ciberdúvidas pelo seu excelente trabalho.
Ficou-me, porém, uma dúvida a respeito das regras de acentuação: a regra em que me baseei para me referir à acentuação gráfica das homógrafas surge na gramática de C. Cunha e L. Cintra (é a 12.ª), bem como no prontuário de M. Bergstrom e N. Reis. Essa regra, de acordo com a resposta do Ciberdúvidas à minha pergunta sobre a acentuação gráfica da palavra “cor”, não tem qualquer validade nem lógica. Quer isto dizer que as obras citadas não são de confiança?
Gostaria de saber a pronúncia correcta da palavra ténue. Será “téne” ou “ténue”?
Muito obrigado.
Qual o modo correcto de grafar: “urossépsis”, “uro-sépsis” ou “urosépsis”?
Aproveito para esclarecer que se trata de uma situação de sépsis (grave infecção do sangue) com ponto de partida urinário.
Os naturais da vila de Colares, concelho de Sintra (Portugal), devem designar-se “colarenses” ou “colarejos”?
Nota: Esta dúvida foi por mim levantada durante o passeio cultural que a Alagamares – Associação Cultural realizou recentemente através do centro histórico daquela vila. Apesar da resposta dada durante o passeio pelo historiador João Rodil, que apontou “colarense” como sendo a forma correcta, em meu entender persiste ainda alguma dúvida pois, por exemplo, Nuno Saraiva, autor do blogue de Colares, refere, com recurso ao Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, da autoria de Magnus Bergström e Neves Reis, que a forma correcta será antes “colarejo”.
Peço ajuda ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para 'desempatar' nesta questão.
Agradecido.
Gostaria de saber qual a etimologia da palavra «pesadelo» e como é que esta palavra surgiu na língua portuguesa.
Dúvidas recorrentes sobre palavras compostas:
1. diz-se: “intra-parto”? “pré-parto”?
2. existe: “pós-hemorrágico”?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações