DÚVIDAS

Morfologia (formação de palavras) segundo a TLEBS

Gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida sobre a afixação e composição de palavras. Num dos manuais escolares aparece uma lista de palavras com o respectivo processo de formação que está na sua origem. Acontece que algumas aparecem com uma classificação diferente da que eu utilizaria, baseando-me no estudo já efectuado por mim da TLEBS: «homem-rã», «aparafusar», «levíssimo», «recém-nascido», «girassol», «antinuclear», «casario», «porta-voz», «francamente», «planalto», «espernear», «conta-gotas», «chuviscar», «antifumo».

Grato pelo tempo dispensado.

Resposta

De acordo com a TLEBS, as palavras apresentadas deveriam ser classificadas da seguinte forma, tendo em conta o processo morfológico que as originou:

Homem-rã: palavra formada por composição morfossintáctica, com estrutura de subordinação.

Aparafusar: palavra formada por parassíntese ou afixação parassintética.

Levíssimo: palavra formada por modificação [ao adjectivo leve, associa-se o sufixo modificador -íssimo; trata-se de um sufixo modificador, uma vez que não altera a categoria sintáctica da palavra a que se associa].

Recém-nascido: palavra formada por modificação [ao adjectivo nascido, associa-se o prefixo de modificação recém-].

Girassol: palavra formada por composição morfossintáctica, com estrutura de reanálise.

Antinuclear: palavra formada por modificação [ao adjectivo nuclear, associa-se o prefixo modificador anti-; trata-se de um prefixo modificador, uma vez que não altera a categoria sintáctica da palavra a que se associa].

Casario: palavra formada por derivação (ao substantivo casa, associa-se o sufixo -io).

Porta-voz: palavra formada por composição morfossintáctica, com estrutura de reanálise.

Francamente: palavra formada por derivação [ao adjectivo franca, associa-se o sufixo derivacional -mente].

Planalto: palavra formada por composição morfossintáctica, que sofreu um processo de lexicalização.

Espernear: palavra formada por parassíntese ou afixação parassintética.

Conta-gotas: palavra formada por composição morfossintáctica, com estrutura de reanálise.

Chuviscar: palavra formada por conversão (para Alina Villalva, a sequ[ü]ência -ar não constitui um sufixo derivacional, correspondendo antes à vogal temática mais um sufixo de flexão; cf. Gramática da Língua Portuguesa, de Mateus et. al, 2003).

Antifumo: palavra formada por derivação [ao nome fumo, associa-se o prefixo derivacional anti-; trata-se de um prefixo derivacional, uma vez que altera a categoria sintáctica da palavra a que se associa: fumo_Nome → antifumo_Adjectivo]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa