DÚVIDAS

Triúno
Gostaria de começar por felicitar todos aqueles que, neste sítio da Internet, têm dado o seu valioso contributo para ajudar os falantes da Língua Portuguesa a falar e a escrever melhor, sem tantos erros. Dito isto, a minha questão é a seguinte: a palavra "Triuno", em "Deus Triuno" deve escrever-se "Triuno" ou "Triúno"? Já consultei várias gramáticas e prontuários e não encontro nenhuma regra de acentuação que me permita escrever "Triúno". Por isso, peço a vossa ajuda. Muito obrigada.
Valor adverbial do adjectivo, novamente
A resposta sobre a função sintáctica de "solene" suscita-me uma dúvida: se, em vez de «Os homens aguardam que o garoto leve solene o copo de água...», a frase fosse «O garoto aguarda que os homens levem solenes os copos de água...», o adjectivo não teria valor adverbial por não poder ser tomado como invariável. Por outro lado, não parece possível realizar a segunda frase como «O garoto aguarda que os homens levem solene os copos de água...», ao contrário do que sucede com «Os outros falavam duro, difícil». Então, como classificar "solene"? Renovo as minhas anteriores expressões de apreço pelo excelente serviço do "Ciberdúvidas" em prol da nossa língua.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa