Eu gostaria que me ajudassem a classificar as palavras que se seguem quanto ao processo de formação, de acordo com a TLEBS: “planalto”, “fidalgo”, “vinagre”, “aguardente”, “malmequer”, “mancheia”, “artimanha”, “amor-perfeito” e “água-pé”. Eu penso que as sete primeiras são palavras lexicalizadas (não havendo processo de formação de palavras actualmente que permita a formação de novas palavras deste género) e as duas últimas compostos morfossintácticos, mas não tenho certeza. Obrigada.
Segundo a TLEBS, no documento «Terminologia linguística para os ensinos básico e secundário: alterações, destaques e propostas», as palavras "político-social" e "luso-brasileiro" são compostos morfológicos coordenados. Ora, uma vez que a "composição" associa dois ou mais radicais, estarão correctos os exemplos apresentados? Agradeço a atenção.
Na frase «a ideia era escolher alguém ... com muito talento», “talento” é um nome humano?
Como classificaria o nome “peixe” na seguinte frase: «restos de peixe». Considera “peixe” um nome contável? Animado? Esta dúvida surgiu numa aula em que o aluno considerou que, sendo restos, o peixe deixou de ser animado, não está vivo. Para além disso, a dúvida surgiu relativamente a restos, tendo em conta que os restos não podem ser quantificados (não digo «um resto, dois restos»...) Obrigada.
Gostaria de saber se este nomes são colectivos, concretos, humanos, contáveis? “Habitantes” é um comum de dois? E “pessoas” e “população” são sobrecomuns? Obrigada.
Gostava que me confirmassem as alterações que a formação de palavras sofreu quanto à TLEBS: – a modificação faz parte da derivação ou é um processo à parte? – aglutinação e a composição desapareceram ou fazem parte da lexicalização? Agradeço desde já a atenção dispensada.
Gostaria que me analisassem sintaticamente a seguinte frase de acordo com a TLEBS:
«O meu pai está muito orgulhoso com os resultados.»
Muito obrigada.
Qual é a etimologia das palavra "confraria"?
Há várias respostas de vocês sobre os «se se» seguidos, porém sempre o primeiro «se» é condicional (conjunção).
Eu quero saber se é possível escrever uma frase assim:
«No mundo dos negócios, se se agrupa para conseguir forças, mostra-se inteligência e perspicácia.»
«No mundo dos negócios, se se se agrupa para conseguir forças, mostra-se-se inteligência e perspicácia.»
«No mundo dos negócios, se se agrupa-se para conseguir forças, mostra-se inteligência e perspicácia.»
É estranho juntar dois «se», senão for o «se» condicional com os outros.
Um dos «se» é reflexivo e o outro é de «sujeito indeterminado«. Tal construção é possível?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações