Alça
Escreve-se “alsa da camisola” ou “alça da camisola”? Obrigado.
Mais uma vez a divisão silábica
Gostaria de saber se há alguma regra específica para a divisão de palavras que tenham a letra "x" nos seus diferentes valores, como por exemplo: “exame”, “exercício”, “explicação”, “ex-marido”, “máximo”, “caixa”. Desde já muito obrigada.
Pronúncia de escabelo
Como se deve pronunciar a palavra escabelo: “escabêlo” ou “escabelo”?
O acto de corar
Gostaria de saber se o acto de "corar" pode ser designado por "coração". Obrigado.
Etimologia de foja
Gostaria de obter ajuda na busca da origem da palavra foja, substantivo que dá nome à Quinta e ao rio Fôja, situados entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz. Terá que ver com o espanhol “hoja” (começou por se escrever Rio “Eije”)? Ou com "foice" (já se escreveu depois Rio "Foixe"). Há quem relacione o topónimo com a palavra «fôjo», uma vez que existia na Mata de Fôja um couto de caça. Porém, estou pessoalmente mais inclinado para que a origem esteja precisamente em «folha» ou em «foice», uma vez que ambas descrevem bastante bem a morfologia que o vale do Fôja evidencia, em forma de folha ou foice. Então será etimologicamente possível a passagem de «Fovea» a «Eije» durante a Alta Idade Média, e depois recuperar o "F" inicial para «Foixe»? Parece-me um exercício improvável. E qual a sua opinião pessoal? Parecem-lhe improváveis as explicações que estou a seguir? Desde já agradecido pela atenção dispensada.
Lixeiro, «homem do lixo»
Quando nos referimos à pessoa que recolhe o lixo dos contentores, qual o termo correcto da profissão? Mais uma vez peço desculpa pelo termo (de origem popular), não pretendendo ofender susceptibilidades.
Regência do verbo amar
Leia-se esta frase, a propósito do ora falecido Mário Cesariny: «Viveu como pôde, disse o que muito bem entendia, amou a quem amou, e aos costumes disse nada.» A minha dúvida respeita àquela regência do verbo "amar". «Amou "a" quem amou» ou «amou quem amou»?
Regência dos adjectivos assíduo e ausente
Gostaria de saber o complemento das palavras assíduo e ausente. Obrigada!
Classe de perto
Gostaria de ser esclarecida sobre o seguinte: em «Por mais que tanjas perto», perto é um adjectivo ou um advérbio e porquê?
Regência do verbo obrigar
Gostaria de saber a regência do verbo obrigar. Obrigada!
