Como se classifica gramaticalmente a palavra Natal?
Os nomes próprios também são classificados em género e número?
Será que o conceito de sujeito expletivo se aplica exclusivamente aos verbos que indicam fenómenos naturais, tais como “chover”, “nevar”, ou também se aplica relativamente ao verbo “haver”?
A palavra "espectacularidade" existe?
Estarei a utilizá-la de forma correcta na seguinte frase?
«O turismo é também atraído pela abundância e espectacularidade dos recifes».
Li recentemente o seguinte anúncio publicitário: «Skip é bom sujar-se.» Gostaria de saber se a frase está bem construída tendo por base a norma do português europeu. Muito obrigada pela vossa atenção.
Gostaria que me pudessem informar de onde surge, qual a sua etimologia, e o que significa, a expressão «vaso de guerra».
O oposto de «insuflar» deverá ser “desinsuflar” ou “exsuflar”?
Alguém me pode explicar o que é o “passodoblismo”, expressão popularizada numa famosa canção de Fernando Tordo, "A Tourada" (1973)?
Sempre considerei que «afia» era um polissílabo (a-fi-a). Estranhamente deparei-me com uma correcção de trabalhos de casa de uma aluna do 1.º ciclo em que a palavra é considerada pela professora como um dissílabo (a-fia).
Podem-me ajudar a clarificar quem tem razão?...
P. S.: Aproveito para vos apresentar, como sempre, as maiores felicitações pelo elevado mérito do vosso trabalho e da vossa presença "sempre à mão" de um clique.
Antes de mais, gostaria de vos felicitar pelo trabalho que desenvolvem. Esta é a primeira pergunta que faço, mas as consultas foram já imensas. A minha dúvida é sobre o uso da expressão de realce «é que» nos interrogativos. Quando é que se deve usar e quando não, e se alguma destas frases está correcta: «Como é que tu te chamas?» «Como é que te chamas?» «Como tu te chamas?» Muito obrigado!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações