Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria Gabriela Oliveira Portugal 10K

Como se classifica gramaticalmente a palavra Natal?

Os nomes próprios também são classificados em género e número?

Teresa David Portugal 19K

Será que o conceito de sujeito expletivo se aplica exclusivamente aos verbos que indicam fenómenos naturais, tais como “chover”, “nevar”, ou também se aplica relativamente ao verbo “haver”?

Filipe Fuertes Estudante Lisboa, Portugal 4K

A palavra "espectacularidade" existe?
Estarei a utilizá-la de forma correcta na seguinte frase?
«O turismo é também atraído pela abundância e espectacularidade dos recifes».

Elisabete Amaral Portugal 19K
Gostaria de saber, no contexto da polifonia e dos trabalhos de Ducrot, como posso classificar o sujeito falante, o locutor e o enunciador.
Dulce Fráguas Contabilista Porto, Portugal 2K

Li recentemente o seguinte anúncio publicitário: «Skip é bom sujar-se.» Gostaria de saber se a frase está bem construída tendo por base a norma do português europeu. Muito obrigada pela vossa atenção.

Paulo Alexandre Santos Silva Portugal 11K

Gostaria que me pudessem informar de onde surge, qual a sua etimologia, e o que significa, a expressão «vaso de guerra».

Eduardo Coutinho Portugal 13K

O oposto de «insuflar» deverá ser “desinsuflar” ou “exsuflar”?

Bruno Sérgio Alves Simões Estudante Vila Nova de Famalicão, Portugal 8K

Alguém me pode explicar o que é o “passodoblismo”, expressão popularizada numa famosa canção de Fernando Tordo, "A Tourada" (1973)?

Fernando Magalhães Portugal 5K

Sempre considerei que «afia» era um polissílabo (a-fi-a). Estranhamente deparei-me com uma correcção de trabalhos de casa de uma aluna do 1.º ciclo em que a palavra é considerada pela professora como um dissílabo (a-fia).
Podem-me ajudar a clarificar quem tem razão?...

P. S.: Aproveito para vos apresentar, como sempre, as maiores felicitações pelo elevado mérito do vosso trabalho e da vossa presença "sempre à mão" de um clique.

Susana Barbosa Técnica de MKT Barcelona, Espanha 10K

Antes de mais, gostaria de vos felicitar pelo trabalho que desenvolvem. Esta é a primeira pergunta que faço, mas as consultas foram já imensas. A minha dúvida é sobre o uso da expressão de realce «é que» nos interrogativos. Quando é que se deve usar e quando não, e se alguma destas frases está correcta: «Como é que tu te chamas?» «Como é que te chamas?» «Como tu te chamas?» Muito obrigado!