O que querem dizer as expressões «desbancar reino e escota» e «lá em riba, num atadilho»?
«Apenas na semana que vem se saberá, ou não, se Simão Sabrosa jogará contra o Sporting.»
Nesta frase, que ouvi num dos noticiários televisivos, não haverá uma superfluidade na utilização de «ou não»? O facto de se admitir que «se saberá» não é claro indício da possibilidade ou de impossibilidade?
Qual das frases está correcta?
— «... a aprovação da totalidade dos requerentes por veredictos que oscilavam entre a inexistente disciplina táctica e a desalentadora aptidão técnica.»
ou
— «... a aprovação da totalidade dos requerentes por veredictos que oscilavam da inexistente disciplina táctica à desalentadora aptidão técnica.»
Se a uma mensagem escrita enviada por vai aérea se chama aerograma (quem não se lembra da sua grande utilização na altura da guerra colonial?), se a uma mensagem escrita enviada por via telegráfica se chama telegrama, não se poderia chamar "cibergrama" a uma mensagem escrita enviada pelo ciberespaço? Por que razão não somos capazes de sair do e-mail? Onde param os terminólogos institucionais da língua portuguesa? Onde anda a criatividade que mantém as línguas vivas?
Pesquisando em apostilas do Colégio Objetivo, material reconhecido no Brasil, encontrei a seguinte análise:
1. «A resposta do aluno foi satisfatória.»
2. «A resposta ao aluno foi satisfatória.»
Em 1, classificou-se «do aluno» como adjunto adnominal pela condição de agente.
Em 2, classificou-se «ao aluno» como complemento nominal pela condição de alvo.
Verifiquei concepções diferentes no Ciberduvidas. Que argumentos devo utilizar para classificar esses termos diante de meus alunos?
No outro dia, ouvi no Um contra Todos a expressão "cremildes".
O que significa?
Obrigada!
Esta é uma dúvida que me surge sempre perante este tipo de construção frásica:
«Eu entendo que eles comem bem»; «eu entendo que eles comam bem.»
Qual é a construção frásica correcta, e se for o caso, quando o uso de uma ou de outra?
Desde já o meu muito obrigada.
Gostaria que classificassem a estrutura e indicassem o processo de formação da palavra gaseificar. Ajudem-me! Um abraço e muito obrigado.
Podem usar-se indistintamente os termos pérgola e pérgula?
Obrigado.
O que quer dizer injunção?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações