Gostaria de saber se a expressão «Os alegados crimes que ela queria cometidos» está correcta.
Obrigada.
O que significa «promotor de vendas» e «supervisor de vendas»?
Como se escreve corretamente em língua portuguesa esta palavra: "mocasim", "mocaçim", "mocassim" ou "mocasim"?
Em espanhol recomendam evitar a locução «en base a». Gostava de saber se em português (ao menos português de Portugal) também é assim e por que motivo.
Obrigado!
Gostaria de ver esclarecida uma dúvida minha e de alguns colegas meus. O termo em inglês reallocation, como deve ser traduzido? Recolocar, ou realocar? A questão é que quem trabalha directa ou indirectamente com a Autoeuropa e seus associados decerto já ouviu o termo realocar, que para mim não é o mais correcto. Se alguém me puder esclarecer esta dúvida, agradecia.
Passando por Vila Nova de Foz Côa, num restaurante cujo nome é o referido, fui informado de que a palavra existia em dicionários de lingua portuguesa e que se tratava de um substantivo masculino. Consultei várias obras e não encontrei.
Será que existe?
Gostaria de saber se são válidas as expressões «nomear segundo» e «nomear após», no sentido de «nomear em homenagem, ou em referência a», com o sentido equivalente à expressão «to name after» em inglês. Pode-se dizer, por exemplo, «a cidade foi nomeada segundo/após as tribos que habitavam o lugar»?
A minha pergunta é se está correcta a frase: «Ele tinha ideias equivocadas.»
Muito obrigado.
Tampouco deve ser pronunciado "tãopouco" ou "tãpouco"?
Muito obrigado.
Por razões de não utilização frequente das translineações de algumas palavras, ficamos surpresos e duvidosos quanto às mesmas.
Li, num livro para crianças, a palavra aspecto dividida da seguinte forma: «as-pe-cto». Como aprendi que o c existe para dar uma certa abertura fonética ao e, respondam-me, por favor: onde colocar o c?
Expliquem-me a razão de a dita consoante ser separada da vogal anterior.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações