Gostaria de saber quais os valores fonológicos do grafema x (ch, ss, z, cs e, supostamente, para alguns manuais escolares, ainda "is" ou "eis", embora este 5.º valor me soe estranho).
Qual é o sentido das palavras "quimista" e "cromo", na seguinte frase: «Fulano é um quimista com ar de cromo.»
Muito obrigado.
Qual a origem de dois nomes, Rui e Olga?
Que literatura se pode consultar para exactamente este tipo de perguntas?
Obrigado.
Na frase «Eu não acredito que Haroldo vai estragá-los», retirada da tirinha de Bill Watterson, se formos classificar os verbos da frase, «estragá-los» está em que tempo, no infinitivo (estragar + eles) ou no presente do indicativo?
Obrigada pela atenção.
Ando no 8.º ano e preciso de saber os tempos compostos do verbo escrever.
Podem-no dizer e, se possível, explicar?
Obrigado.
Qual a tradução mais adequada da expressão inglesa livelihoods para português?
Gostaria que fizesse a fineza de me elucidar qual a pronúncia correcta de babete. O a é aberto ou fechado?
Grata pela atenção dispensada.
Minha dúvida é se o uso do verbo ser está correto na frase «desde a antigüidade a região é ocupada por seres humanos». Não seria melhor «desde a antigüidade a região tem sido ocupada por seres humanos»?
Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
Como se chamam os habitantes do Douro Litoral?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações