Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Márcia Dalva Pedagoga Chapecó, Brasil 2K

Constantemente leio em manchetes ou ouço em chamadas de noticiários a seguinte frase: «Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»

Pergunta: Há coerência nesta construção? Não contraria a lógica «se estão presos, logo não estão foragidos... se estão foragidos, logo não estão presos»?

Ainda, quem garante que estão foragidos naquele determinado local, marcado pela preposição em?

Seria "mais" correto – ao contrário de «Mais de dois mil presos estão foragidos em São Paulo» – utilizar uma construção como «Mais de dois mil presidiários paulistas estão foragidos»?

Miguel Mendonça Desempregado Lisboa, Portugal 4K

Gostava, se possível, que me esclarecessem a seguinte dúvida: na frase «deixaram atrás de si», o uso do «si» é correcto? Não é «si» referente a um sujeito singular? No entanto, a alternativa «deixaram atrás deles» não me soa bem em certas situações.

Obrigado.

Nuno Pimentel Informático Lisboa, Portugal 14K

Um colega meu disse esta frase: «Isso é traumático.» O que eu acho é que ele quer dizer «Isso é traumatizante» (= «causa ou pode causar traumas»), mas não encontro a palavra em nenhum dicionário on-line. Podem-me esclarecer a diferença?

Clara Pinto Estudante Guimarães, Portugal 5K

Diz-se «ventos "alísios"», ou "alíseos"?

Maria Silva Professora Lisboa, Portugal 6K

Estou a conferir a contagem de artigos. Verifico que a contagem inicial estava errada. É correcto dizer: «Justifica-se a conferência»?

Grata pela colaboração.

Mário Filipe Estudante Recife, Brasil 10K

O que significa a palavra elísio, tão empregada na Ode à Alegria, de Schiller, e na 9.ª Sinfonia de Beethoven?

Lúcia Advogada Porto, Brasil 11K

Num texto que refere o ano de 1997 e, logo após, em outra frase, diz «de lá até o ano passado», fazendo menção o ao ano de 1997, pode-se dizer que e «o ano passado» são termos de uso dêitico?

Edison Amaral de Castro Júnior Estudante de Letras Belford Roxo, Brasil 8K

A pergunta que vos faço é onde se localiza o núcleo do sujeito da 1.ª oração na seguinte frase verbal — «Acontece que os alunos não estudaram suficiente.» Não sei se minha análise está correta, pois se o sujeito da primeira oração é toda a segunda oração, então o núcleo do sujeito é «estudante».

Alguns professores estão em conflito quanto ao núcleo do sujeito da primeira oração; uns dizem que o núcleo do sujeito da primeira é o próprio verbo «acontece»; outros dizem que o verbo está na 3.ª pessoa do singular, portanto oração sem sujeito. Gostaria muitíssimo de saber a correta explicação.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 3K

Neste ano de 2007, está a ser comemorado o centenário da fundação do Escutismo/Escotismo. Vai ser realizado em Inglaterra o Jamboree/Jambori do centenário. Em português deve-se escrever «Jamboree», ou como eu já vi escrito «Jambori», ou as duas formas podem ser igualmente aceites no português? Qual é a forma correcta da palavra em português?

Castro Franco Professor Porto, Portugal 7K

Por vezes o pretérito mais-que-perfeito simples substitui o condicional e o imperfeito do conjuntivo. Encontrei referência a isto em algumas perguntas anteriores mas não a resposta à minha dúvida: Quando é que o mais-que-perfeito pode substituir os outros dois tempos?

Muitíssimo obrigado e parabéns pelo óptimo trabalho!