Somos uma turma do 12.º ano da Escola Secundária Alcaides de Faria em Barcelos [Portugal] e, neste ano lectivo, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, foi-nos entregue a direcção da revista da nossa escola – Avenida do Minho.
Uma vez que o tema escolhido para a revista foi "os 5 sentidos", gostaríamos de saber qual a origem e etimologia das palavras audição, visão, tacto, paladar e olfacto.
Agradecíamos a vossa ajuda.
A dúvida é saber se existe a subdivisão do tipo textual narrativo chamada de "texto dialogal". E se há, quais são elementos? Só difere da narrativa tradicional pela falta de um narrador?
Desde já, agradeço.
Qual a regência do nome complementar na seguinte construção: «Esse relatório é complementar ao (ou do) PCA»?
Na frase «Não venhas tarde», em que modo se encontra a forma verbal venhas?
Por favor, na frase «Ó sr. ladrão, roubar está-lhe na massa do sangue?», qual é a função sintáctica do pronome lhe e do grupo «na massa do sangue»?
Obrigado!
O substantivo perito é biforme, sobrecomum ou comum de dois gêneros?
Qual é o significado da palavra preterível?
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.
Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Em «... navegação do rio Amazonas», o termo «do rio Amazonas» se classifica como adjunto adnominal, complemento nominal, ou aposto?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações