Qual é a expressão mais correcta: atarrachar, ou atarraxar?
Gostaria de saber qual o aumentativo de orelha (orelhão, ou orelhona?) e porquê da resposta, e o diminutivo (orelhina ou orelhazinha) e tambem o porquê.
Obrigado desde já pela atenção.
Tão em voga nas televisões, como "comentadores", gostaria de saber o que é um politólogo, a que se dedica e se é um termo que já entrou na língua portuguesa.
Agradecia a vossa ajuda na seguinte questão. A palavra macrologia apenas tem a acepção que encontramos no site da Priberam — «do Gr. makrología, prolixidade, s. f., prolixidade, difusão de palavras ou de estilo» —, ou também pode ser usada para significar o conhecimento de tudo quanto pertence a um âmbito macroscópico de entendimento?
Obrigado.
Medricas pode ser considerado adjetivo?
Gostaria de saber se o verbo passar, na oração «Passavam cestas para o Largo do Arouche», é intransitivo, ou transitivo direto?
Agradeço pela atenção.
Agradeço a resposta enviada a mim, mas tomo a liberdade de discordar da referência do verbo premiar, conforme aparece em vossa resposta «premeio, premeias...», que, segundo consta em gramática da língua portuguesa (por exemplo, Nossa Gramática, de Luiz Antonio Sacconi e em outras), só abrigam cinco verbos com esse tipo de conjugação, a saber: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. Conforme consulta ao Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o verbo premiar aparece com a conjugação: eu premio, tu premias, etc.
Gostaria de saber qual a justificativa para a inclusão do verbo premiar nos moldes apresentados em vossa resposta.
Em que contexto o lhe pode ter função sintática de sujeito?
Grato!
Na frase «Resolveu ser diferente, porque queria aprender coisas novas», o porque introduz uma coordenada explicativa, ou uma subordinada causal?
Os meus agradecimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações