Parece que ultimamente toda a gente "declarou guerra" aos particípios passados regulares terminados em -ado, e quando digo e defendo que, por exemplo, o que está certo é «tenho limpado» ou «havia limpado», sinto que me olham com muita desconfiança e, em determinados momentos, já me saem particípios com "empregue" e "entregue", entre outros, de tanto os ouvir. Já cheguei a ouvir «Se o tivessem seguido tinham-no caço(!)» em vez de «caçado». A minha questão é a seguinte: será que podem ser consideradas certas as frases com particípios irregulares, pelo menos a nível oral? Por exemplo, como professora, assinalo erro na frase «Tenho morto muitas moscas.» É que eu já vi este particípio assim mal usado em escritores premiados...
Quero saber a origem etimológica da palavra profissional.
Qual a origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»? Obrigado.
Os pastores protestantes podem escrever Pr. quando se referem à abreviatura da sua actividade profissional. As igrejas protestantes também aceitam a ordenação de mulheres para o exercício do ministério pastoral nas igrejas. As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.?
No jornal A Bola em linha de domingo, 10-06-2007, vinha a seguinte notícia: «Espanha: Beto vence duelo com Jorge Andrade.»
«O Recreativo, com Beto no onze, foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo da Corunha, de Jorge Andrade, por expressivos 5-2...»
1.º Será que Beto e J. Andrade pertencem à mesma equipa? É claro que não. Mas a regência do nome leva-nos a pensar assim. Não deveria ser: «... duelo contra»?
2.º Não sou muito bom no uso da vírgula, mas a construção «... foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo...» não mereceria uma vírgula para tornar a frase mais clara? Parece-me que sem a vírgula, o Recreativo mesmo estando fora de forma conseguiu vencer o Deportivo. Com vírgula a frase ficaria assim: «...foi esta tarde vencer fora, de forma categórica, o Deportivo...»
Gostaria de saber o aumentativo de lápis, caderno, caneta, aluno, aluna, giz, árvore, borracha.
Gostaria de saber qual a forma correcta do plural de cor-de-rosa. É invariável em número, ou deverá dizer-se cores-de-rosa?
Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
É correto escrever melhormente? Vi esse termo em livro de autoria de Camilo.
Gostaria de saber quais as palavras da mesma família da palavra manhã.
Gostaria de saber o significado da palavra tatibitate, e se existe na lingua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações