Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Maria de Lurdes Sanches Professora Lisboa, Portugal 53K

Parece que ultimamente toda a gente "declarou guerra" aos particípios passados regulares terminados em -ado, e quando digo e defendo que, por exemplo, o que está certo é «tenho limpado» ou «havia limpado», sinto que me olham com muita desconfiança e, em determinados momentos, já me saem particípios com "empregue" e "entregue", entre outros, de tanto os ouvir. Já cheguei a ouvir «Se o tivessem seguido tinham-no caço(!)» em vez de «caçado». A minha questão é a seguinte: será que podem ser consideradas certas as frases com particípios irregulares, pelo menos a nível oral? Por exemplo, como professora, assinalo erro na frase «Tenho morto muitas moscas.» É que eu já vi este particípio assim mal usado em escritores premiados...

Marta San-Bento Jurista Coimbra, Portugal 12K

Quero saber a origem etimológica da palavra profissional.

Francisco Esteves Técnico de telecomunicações Lisboa, Portugal 25K

Qual a origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»? Obrigado.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 162K

Os pastores protestantes podem escrever Pr. quando se referem à abreviatura da sua actividade profissional. As igrejas protestantes também aceitam a ordenação de mulheres para o exercício do ministério pastoral nas igrejas. As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.?

Celso Correia Estudante Luanda, Angola 3K

No jornal A Bola em linha de domingo, 10-06-2007, vinha a seguinte notícia: «Espanha: Beto vence duelo com Jorge Andrade.»

«O Recreativo, com Beto no onze, foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo da Corunha, de Jorge Andrade, por expressivos 5-2...»

1.º Será que Beto e J. Andrade pertencem à mesma equipa? É claro que não. Mas a regência do nome leva-nos a pensar assim. Não deveria ser: «... duelo contra»?

2.º Não sou muito bom no uso da vírgula, mas a construção «... foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo...» não mereceria uma vírgula para tornar a frase mais clara? Parece-me que sem a vírgula, o Recreativo mesmo estando fora de forma conseguiu vencer o Deportivo. Com vírgula a frase ficaria assim: «...foi esta tarde vencer fora, de forma categórica, o Deportivo...»

Valério Matos Auxiliar adm. Porto Seguro, Brasil 72K

Gostaria de saber o aumentativo de lápis, caderno, caneta, aluno, aluna, giz, árvore, borracha.

José João Ministro Estudante Torres Vedras, Portugal 30K

Gostaria de saber qual a forma correcta do plural de cor-de-rosa. É invariável em número, ou deverá dizer-se cores-de-rosa?

Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.

Petrúcio Herculano Servidor público Recife, Brasil 4K

É correto escrever melhormente? Vi esse termo em livro de autoria de Camilo.

Sara Pessoa Estudante Braga, Portugal 9K

Gostaria de saber quais as palavras da mesma família da palavra manhã.

Ângela Fernandes Eng.ª civil Guimarães, Portugal 11K

Gostaria de saber o significado da palavra tatibitate, e se existe na lingua portuguesa.