Preciso saber se posso considerar correto dizer que as palavras reflorestamento e reconhecimento são formadas por derivação parassintética. Ou trata-se de outro processo?
Grato.
Como se escreve a palavra tronchuda? Desta maneira, ou como "tronxuda"?
Existe a palavra discernidor?
Muito obrigado.
Aqui há dias utilizei a palavra "enganatório", no sentido de ser enganador, de induzir em erro. É errado? Usei-a porque já a li e vi escrita em diversos documentos, mesmo oficiais (actas, acórdãos de tribunal, etc.).
Agradeço o vosso amável esclarecimento.
«Pudéssemos contar com um jornal de outro porte», ou «Pudéssemos contar com um jornal com outro porte»?
Existe a palavra vigairada ou apenas se deve utilizar «vida airada», que suponho ser a sua origem, caso vigairada exista no léxico português. Em caso afirmativo, a sua grafia está correcta? Adicionalmente, e por mera curiosidade, qual a origem e o significado desta expressão?
Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».
A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).
Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?
Veja-se a frase seguinte: «O crime ocorreu na casa perto do lago.»
Minha dúvida concerne à expressão «perto do lago». Ela está claramente qualificando o substantivo casa; no entanto, sua estrutura é típica de adjunto adverbial. Posso considerá-la assim mesmo como locução adjetiva?
Obrigado.
Gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio: «Ladrão que não é apanhado passa por honrado.»
Obrigada.
Sendo que o significado de confessor diz respeito àquele que ouve a confissão, gostaria de saber qual o nome que se refere àquele que confessa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações