Quando se diz «Vou buscar um saquinho maior», qual a figura de estilo que se está a usar? Contradição? Saquinho é pequeno. Como pode haver um saquinho maior?
O título de Doutor Honoris Causa flexiona para o feminino? Ou seja, uma professora recebe um título de Doutor, ou Doutora Honoris Causa?
A comunicação social, ao informar o público sobre as horas, é pródiga no uso da — por exemplo — seguinte forma: «Às vinte para as quatro...» Eu pergunto: Às vinte, o quê? Minutos? Que se saiba, minutos é do género masculino! Porque não «Às quatro horas menos vinte»?
Gostaria que me dessem informações sobre a influência dos povos germânicos na língua portuguesa.
Obrigada.
Subscrita pode estar no presente do indicativo ou no imperativo afirmativo ou negativo.
«Subscrita a petição pelo advogado, tornem os autos conclusos.»
A interpretação pode ser:
a) que já foi subscrita a petição pelo advogado...?
b) que não foi subscrita a petição pelo advogado...?
O tempo do verbo, no caso, qual é? Ou trata-se de adjetivo («petição subscrita»)?
Subscrita é homógrafa e homófona. Daí a dificuldade de interpretação. Está correto?
Donde terá vindo a designação de «salada russa»? E salada?
Obrigada.
Uma vez que já existe um nome derivado (regressivamente) – «o canto» –, pergunto se é legítima a derivação imprópria do verbo cantar (ficando «o cantar»).
Ou seja, havendo já um nome derivado regressivamente, é legítma a derivação imprópria, ficando o nome igual ao infinitivo do verbo («o assobiar dos pássaros», quando já existe «o assobio», etc.)?
Qual o significado de Famalicão e a sua origem? Conheço, em Portugal, Famalicão no distrito de Braga, no distrito da Guarda, e Famalicão da Nazaré, no distrito de Leiria.
«Escrever romance é muito chato», disse a imortal Rachel de Queiroz, e ela deve estar certa. Mas se um aprendiz das letras diz que «almeja a uma carreira literária», ele está certo, mesmo sendo uma coisa muito chata, ou deve desistir de imediato?
A gramática diz que, quando transitivo, almejar é direto ou indireto. Quando indireto, geralmente rege a preposição por, mas em alguns casos, como em «almeja a uma carreira literária», exemplo que colhi num site, seria correto o verbo almejar a preposição a?
«Almejo uma resposta.»
«Almejo pela resposta.»
Para que serve o uso do diminutivo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações