DÚVIDAS

Sobre os aumentativos terminados em -são e -zão

Nas matérias de ortografia onde se estuda as derivações do uso das letras s e z, encontramos que os sufixos -zinho ou -zito deverão ser usados (quando usados) para se formarem diminutivos derivados de palavras que não contenham a letra s no final, e -s(z)inho ou -s(z)ito para palavras que contenham a letra s no final. Gostaria de saber, já que não encontrei literatura que fale sobre tal detalhe, se a mesma regra se aplica aos aumentativos -zão e -s(z)ão.

Aproveito para dizer que este sítio é muito interessante e instrutivo para quem estuda e quer saber mais sobre a nossa língua. Parabéns!

Resposta

Os aumentativos terminados em -são já possuíam a letra s na palavra primitiva. Exemplos: «Ela comprou um bolsão (grande bolsa)»; «Este casaco tem um bolsão (grande bolso)»; «Ele costuma usar um blusão quando vai à pesca».

Muitos aumentativos terminados em -zão já possuíam um z na palavra primitiva. Exemplo: «Aquele rapazão é o encanto dos pais.»1 Quando a palavra primitiva não possui nem s nem z, pode tomar um z na forma aumentativa. Exemplo: «Aquele campeão de sumo é um matulãozão.»

1 O Vocabulário de Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, recolhe rapazão, cujo feminino é raparigona, e rapagão. O Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, indica que rapazão e rapagão são aumentativos de rapaz.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa