Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Andrea Guerreiro Estudante Leiria, Portugal 2K

«Pudéssemos contar com um jornal de outro porte», ou «Pudéssemos contar com um jornal com outro porte»?

Teresa Maria Eng. Química Carcavelos, Portugal 21K

Existe a palavra vigairada ou apenas se deve utilizar «vida airada», que suponho ser a sua origem, caso vigairada exista no léxico português. Em caso afirmativo, a sua grafia está correcta? Adicionalmente, e por mera curiosidade, qual a origem e o significado desta expressão?

Thomas Schlemmermeyer Desempregado Mundo Novo – MS, Brasil 9K

Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».

A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).

Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 2K

Veja-se a frase seguinte: «O crime ocorreu na casa perto do lago.»

Minha dúvida concerne à expressão «perto do lago». Ela está claramente qualificando o substantivo casa; no entanto, sua estrutura é típica de adjunto adverbial. Posso considerá-la assim mesmo como locução adjetiva?

Obrigado.

Sofia Bernardino Estudante Évora, Portugal 5K

Gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio: «Ladrão que não é apanhado passa por honrado.»

Obrigada.

Leonel Duarte Santos Explicador Rio Tinto, Portugal 7K

Sendo que o significado de confessor diz respeito àquele que ouve a confissão, gostaria de saber qual o nome que se refere àquele que confessa.

Maria de Lurdes Sanches Professora Lisboa, Portugal 53K

Parece que ultimamente toda a gente "declarou guerra" aos particípios passados regulares terminados em -ado, e quando digo e defendo que, por exemplo, o que está certo é «tenho limpado» ou «havia limpado», sinto que me olham com muita desconfiança e, em determinados momentos, já me saem particípios com "empregue" e "entregue", entre outros, de tanto os ouvir. Já cheguei a ouvir «Se o tivessem seguido tinham-no caço(!)» em vez de «caçado». A minha questão é a seguinte: será que podem ser consideradas certas as frases com particípios irregulares, pelo menos a nível oral? Por exemplo, como professora, assinalo erro na frase «Tenho morto muitas moscas.» É que eu já vi este particípio assim mal usado em escritores premiados...

Marta San-Bento Jurista Coimbra, Portugal 12K

Quero saber a origem etimológica da palavra profissional.

Francisco Esteves Técnico de telecomunicações Lisboa, Portugal 25K

Qual a origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»? Obrigado.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 154K

Os pastores protestantes podem escrever Pr. quando se referem à abreviatura da sua actividade profissional. As igrejas protestantes também aceitam a ordenação de mulheres para o exercício do ministério pastoral nas igrejas. As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.?