Estou escrevendo sobre romance de formação e gostaria de um conceito etimológico do vocábulo formação.
Grata.
Gostaria de saber a origem dos seguintes nomes próprios: Liliana; Carla; Micaela; Leonardo; Beto, João e Escelsa. Desde já agradeço a vossa atenção! Aguardo resposta.
Gostaria que me indicassem qual a etimologia da palavra encrenca, que vejo listada numa vossa resposta sobre derivações regressivas.
Obrigado.
«Os BE/CRE (Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos)» ou «as BE/CRE»?
Gostaria de saber qual a origem da expressão «Desopilou o fígado» e se realmente tem alguma lógica.
Quando se realiza, num dado momento, uma auto-avaliação e também uma hetero-avaliação, deve dizer-se que aconteceu: 1) «auto e hetero-avaliação»; 2) «auto e hetero avaliação»; 3) «auto e hetero-avaliações», ou 4) «auto e hetero avaliações»?
Poderá dizer-se "dissuador" em vez de dissuasor?
Obrigada.
No dicionario da Academia e no Priberam não encontro a palavra lacragem. Concluo que a palavra não existe, apesar de o verbo lacrar existir. Será que lacragem não existe mesmo?
Considero pobre e pouco provável a resposta à dúvida sobre Patriarca (10/07/07). Consultando António Freire (Helenismos Portugueses) temos como etimologia: do grego patria (família ou tribo) mais arkos (chefe). Donde: «chefe de família». Patriarca como categoria honorífica da hierarquia cristã já é uma acomodação a uma nova realidade.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações