Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fábio Serranito Estudante Moita, Portugal 6K

Já vi o soneto abaixo transcrito em vários sítios da Internet. Pode ser que seja um logro, mas eu não entendo uma única palavra do que nele se fala. Será possível o Ciberdúvidas ajudar-me quanto ao seu sentido, ou esclarecer se é tudo inventado, ou se poderemos chegar às palavras etimologicamente porque a maioria não encontro nos dicionários? Obrigado.

«A UMA DEUSA:

Tu és o quelso do pental ganírio
saltando as rimpas do fermim calério
carpindo as taipas do furor salírio
nos rúbios calos do pijom sidério

és o bartólio do bocal empírio
que ruge e passa no festim sitério
em ticoteios de partano estírio
rompendo as gâmbias do hortomogenério

teus lindos olhos que têm barlacantes
são camençúrias que carquejam lantes
nas duras pélias do pegal balônio

são carmentórios de um carce metálio
de lúrias peles em que pulsa obálio
em vertimbáceas do pental perônio.»

Luís Lisboa, poeta maranhense.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 26K

«Ela fez menção de levantar-se, ir embora, porém meu olhar acolhedor ou talvez o medo do ridículo a retiveram.»

Sabe-se que o termo talvez, quando anteposto ao verbo, obriga ao modo subjuntivo. A frase acima envolve, entretanto, alguma particularidade, pois o advérbio se refere apenas a um dos núcleos do sujeito composto. Mesmo assim, deveria ser «retivessem», supondo a conjunção com caráter aditivo?

Obrigado.

Maria dos Anjos Stromp Arquitecta Lisboa, Portugal 6K

Tenho verificado, de há uns anos para cá, que qualquer desdobrável ou folheto promocional é sistematicamente designado por panfleto. Verifico também que esse hábito está sobretudo implantado nas camadas mais jovens, abrangendo também jornalistas. Ora, sempre aprendi que um panfleto é um tipo especial de folheto. Como diz Augusto Moreno, no Dicionário Complementar da Língua Portuguesa, um panfleto é um «opúsculo ou folheto, em geral político, acerbo na crítica».

Carlos Viccino Estudante Piracicaba, Brasil 11K

Gostaria de saber qual é a origem da palavra sangue.

E também como faço para adquirir o dicionário da origem das palavras do autor José Pedro Machado (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa).

Isabel Pereira Professora Matosinhos, Portugal 3K

Qual a grafia correcta: "cerra livros", ou "serra livros"?

Ricardo Manuel Madureira Coordenador de formação Fátima, Portugal 8K
Preciso de escrever uma carta ao Reitor do Santuário de Fátima. Como devo tratá-lo?

Obrigado.

Keila Maria Cândido Estudante Uberlândia, Brasil 72K

Eu procurei nas perguntas e não consegui sanar minha dúvida.

Quero saber se existe o aumentativo de palavras no feminino. Exemplos: boneca, faca, barata entre outras, geralmente no feminino.

Abraços.

Edison Amaral de Castro Júnior Estudante de Letras Belford Roxo, Brasil 5K

Gostaria que me fizessem a análise sintática da seguinte prosa poética de Clarice Lispector:

«Haverá um ano em que haverá um mês em que haverá uma semana em que haverá um dia em que haverá uma hora em que haverá um minuto em que haverá um segundo, e dentro do segundo haverá o não-tempo sagrado da morte transfigurada.»

Ana Inês Pombo Rep. de imagem Fundão, Portugal 13K

Qual destas frases está bem escrita? «Pela noite adentro...», ou «pela noite dentro...»?

Nuno Costa Engenheiro Montalegre, Portugal 81K

Venho por esta via esclarecer uma dúvida!

No provérbio «Quem não tem cão caça __ gato», usa-se com, ou como?

Pela lógica, ambos poderão ser usados, mas a questão propriamente dita é qual é o originário de qual?

Obrigado pela atenção.