Gostaria de saber a etimologia de Santarém.
Muito grato.
Gostaria de saber a etimologia de Almeirim.
Muito grato.
Sabendo que a palavra "stora" não existe no dicionário português, pergunto pela origem da mesma, que é utilizada pelos alunos referindo-se a professora.
Tenho dúvidas acerca da maneira certa de dizer/escrever: "inúmerar", ou "enúmerar"?
Os meus agradecimentos e cumprimentos especiais ao Sr. José Mário Costa.
Gostaria que me explicassem o significado de «cara de cu à paisana».
Os meus agradecimentos de antemão, pois até agora só consigo encontrar blogues que utilizam essa expressão, mas nada a explicar a mesma.
Gostaria de saber se é possível utilizar o plural da palavra telex, e nesse caso como se forma. Isto é, na expressão «O telex foi enviado pela Comissão Europeia ao Estado» pode passar-se o sujeito da passiva para o plural (os telexes?) ou deve reconstruir-se a frase, inexistindo plural da palavra telex?
Estou estudando sobre literatura e não estou entendendo muito bem o que é plurissignificação na literatura. Poderia me ajudar a entender?
Gostaria de saber a explicação do provérbio «Quem vê cara não vê coração».
Como se apresenta mais correcto escrever/dizer — enfardadora, ou enfardadeira?
Obrigado.
Gostaria de saber o significado do provérbio «Pela boca morre o peixe».
Desde já agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações