DÚVIDAS

Os gentílicos de Domínica e da República Dominicana
Gostaria de saber qual o gentílico de Domínica e da República Dominicana. Se bem que alguns dicionários que consultei nos remetem para "dominicano", tanto para Domínica como para a Rep. Dominicana, no meu Prontuário Atual da Língua Portuguesa, das Edições Asa, aparece dominiquense referindo-se a Domínica, termo que não se encontra facilmente noutro dicionário, e dominicano para República Dominicana. Na opinião do Ciberdúvidas, qual a(s) formas(s) mais correta(s)? Obrigado.
O plural de rom (= cigano)
Atendendo à flutuação terminológica que se verifica neste domínio, gostaria de saber se, em língua portuguesa, se deve dizer "rom", "roma" ou "romanichel" para designar o povo originário dos Balcãs. A dúvida surge, também, pelo facto de nalguns documentos se indicar que os chamados "romanichéis" serão um dos subgrupos do povo designado "rom". Por outro lado, a ser correcto o uso do termo "rom" em português, como deverá formar-se o plural?
O verbo valer e a expressão «valha-me Deus»
Minha pergunta é sobre o verbo valer e a expressão «valha-me Deus». Pelo meu conhecimento da língua, nessa expressão o verbo valer é transitivo, com objeto direto. Eu ouvi essa expressão em várias situações. Eu quero entender qual significado desse verbo serve para entender a expressão. É um significado que pode servir na forma transitiva? É significado que ainda se utiliza, ou antigo? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa