Nalgumas gramáticas, encontro a locução conjuncional «não obstante» no grupo das coordenadas adversativas, e noutras encontro-a no grupo das subordinadas concessivas. Em que situações é que pode ser um caso ou outro?
Muito obrigada pela atenção.
Qual o significado de eutiroidismo?
Existe alguma regra para escrever "Tozé" como diminutivo de António José?
Gostaria de saber se existe alguma diferença entre as seguintes orações: «Se o relógio foi acertado, o ecrã mostrará/mostra a seguinte informação» e «Se o relógio tiver sido acertado, o ecrã mostrará/mostra a seguinte informação». Existindo alguma diferença, qual a mais correcta numa oração condicional deste tipo?
Venho por este meio pedir ajuda para descobrir as origens do meu apelido de familia.
É que, por mais que procure, não consigo encontrar.
Se alguém souber a origem do apelido Gaivota, por favor, contacte-me.
Gostaria de saber se existe plural para a palavra vide, que é uma fórmula para remeter a outro livro ou trecho. Exemplo: «vide o livro Os Maias, de Eça de Queiróz».
Um dos meus cursistas escreveu num trabalho de casa: «A solução é bem para resolver esse problema.»
Sendo ser um verbo copulativo, pensei que se deveria escrever o adjectivo boa em vez de bem aqui. Por outro lado, o dicionário de língua portuguesa Infopédia (na Internet) atribui à palavra bem também o sentido «conveniente» (bem é então adjectivo invariável). Deste ponto de vista, acho que a frase «A solução é bem para resolver esse problema» é correcta.
Podem confirmar isso?
Além disso, sempre tenho tido problemas em saber quando se deve utilizar o advérbio bem ou o adjectivo bom/boa. Acho que muitas vezes ambos são possíveis, mas também há uma diferença em sentido entre as frases «Está bem» e «Está bom»?
Muito obrigada pelas suas explicações.
Na obra D. Pedro II, de Maria Paula Marçal Lourenço, aparece, na página 99, a seguinte frase:
«... a nomeação de D. Veríssimo Lencastre para sumilher da cortina.»
Gostaria de saber qual a função deste cargo.
Gostava de saber o significado do provérbio «Casa onde não há pão, todos brigam e ninguém tem razão».
Obrigado.
Em «A quem você quer impressionar?», qual a classe gramatical de quem: pronome interrogativo, ou indefinido? Por quê? Não consigo distinguir!
Por favor, ajudem-me.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações