Existe algum adjectivo relativo à palavra gestão?
Ora bem! Eu tou aqui nos confins do gelo e gostaria de saber como se denomina, em português, a nova tecnologia: Push e-mail.
Fiz algumas buscas e a maior parte aparece como em inglês: Push e-mail.
Mas há algum termo em português?
Obrigado!
Gostaria de saber qual o significado da expressão «desde que» nas seguintes frases:
«Desde que ela queira.»
«Ela já sabe que pode teclar com quem quiser desde que não me traia.»
Como determinar se uma palavra é verbo no particípio ou adjetivo?
Devo usar a maiúscula ou a minúscula em palavras como Colônia, Metrópole, Coroa portuguesa, Igreja (Igreja de N. S. do Rosário), Matriz (Matriz de N. S. do Pilar) e Câmaras municipais?
Viva! Estou a fazer um trabalho sobre formação de palavras e surgiu-me a seguinte dúvida: a palavra sociável é derivada? Se assim for, qual o seu radical?
Muito obrigado.
Gostaria que dividissem e classificassem as orações para encontrar a oração subordinante: «Kino abriu os olhos e, quando olhou para o rectângulo luminoso que era porta, voltou-os para o caixote suspenso onde Coyotito dormia.»
Obrigado.
Quais são todos os valores semânticos e os contextos sintáticos do vocábulo sem?
Grato.
Estou a fazer um trabalho em que preciso de saber alguma coisa de fonética e fui agarrar num dicionário que tinha lá em casa, e surgiu uma dúvida quanto à letra b.
Pelo que encontrei nesse dicionário, o nosso b é representado por dois símbolos diferentes no Alfabeto Internacional de Fonética, um para o b inicial e para o b depois de um m — [b] — e um outro para o caso das outras posições (nunca encontrei um símbolo igual ao que aparece lá; é um b com um traço horizontal por cima da letra). Pelo que li na Internet, inclusive na vossa página, o b é uma oclusiva ou uma oclusiva fricatizada; porém, no meu dicionário esta distinção não é feita, uma vez que o b entre vogais é representado da mesma maneira que os outros bb. A minha questão é porque é que um b depois de um m é representado de maneira diferente? Quantos bb é que existem? Isso também se aplica ao d e ao g?
Desde já um muito obrigado.
No mais recente — e primoroso, diga-se de passagem — livro de Baptista-Bastos, A Bolsa da Avó Palhaça, o autor emprega sempre "carriléctrico", em vez de «carro eléctrico», a única forma que vejo dicionarizada. Que me dizem disto os estudiosos da língua?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações