Gostaria que dividissem e classificassem as orações para encontrar a oração subordinante: «Kino abriu os olhos e, quando olhou para o rectângulo luminoso que era porta, voltou-os para o caixote suspenso onde Coyotito dormia.»
Obrigado.
Quais são todos os valores semânticos e os contextos sintáticos do vocábulo sem?
Grato.
Estou a fazer um trabalho em que preciso de saber alguma coisa de fonética e fui agarrar num dicionário que tinha lá em casa, e surgiu uma dúvida quanto à letra b.
Pelo que encontrei nesse dicionário, o nosso b é representado por dois símbolos diferentes no Alfabeto Internacional de Fonética, um para o b inicial e para o b depois de um m — [b] — e um outro para o caso das outras posições (nunca encontrei um símbolo igual ao que aparece lá; é um b com um traço horizontal por cima da letra). Pelo que li na Internet, inclusive na vossa página, o b é uma oclusiva ou uma oclusiva fricatizada; porém, no meu dicionário esta distinção não é feita, uma vez que o b entre vogais é representado da mesma maneira que os outros bb. A minha questão é porque é que um b depois de um m é representado de maneira diferente? Quantos bb é que existem? Isso também se aplica ao d e ao g?
Desde já um muito obrigado.
No mais recente — e primoroso, diga-se de passagem — livro de Baptista-Bastos, A Bolsa da Avó Palhaça, o autor emprega sempre "carriléctrico", em vez de «carro eléctrico», a única forma que vejo dicionarizada. Que me dizem disto os estudiosos da língua?
Num dos vossos artigos é dito que não se deve dizer «à última da hora», mas sim «última hora» porque não se subentende um "minuto" ou "segundo". Discordo e passo a apresentar o meu argumento. Dizer-se «à última hora» não reflecte o carácter "in extremis" que se pretende. Alguém que faz algo «à última hora» teve 60 minutos para o fazer... não chega? Por outro lado, faz-me sentido «à última da hora» pois, embora não se subentenda nem uma "minuta" nem uma "segunda", já que são palavras masculinas (minuto/segundo), pode muito bem subentender-se a palavra "badalada", muito feminina na sua essência e terminação. Então porque não dizer-se «à última (badalada) da hora»?
«César veio a saber, em Julho/06, do que se passou anteriormente e pretende instaurar, "nesta data", uma acção possessória.»
Questão: «nesta data» refere-se a Julho/06, ou à data do momento — 09/01/2008?
Gostaria de saber o significado da palavra absorção usada pelo governador (José Serra) de São Paulo para explicar um projeto de lei. Como não entendi no dicionário, gostaria de maiores detalhes. Desde já obrigado!
Aqui vai o trecho do texto:
«Tenho a honra de encaminhar, por intermédio de Vossa Excelência, à elevada deliberação dessa nobre Assembleia, o incluso projeto de lei complementar que dispõe sobre a absorção da Gratificação por Atividades de Polícia – GAP, nos vencimentos e proventos dos integrantes das carreiras policiais civis e militares, bem como nas pensões de seus beneficiários, e dá providências correlatas... etc.»
Encontrando-se frequentemente o termo autoral como qualidade da autoria (exemplo: «análise autoral») e constando até do vosso site em, pelo menos, três artigos, fiquei surpreendido por o não encontrar nos principais dicionários online.
O termo (adjectivo?) é correcto, ou existe outra formulação ("autorial"?)?
Gostaria de saber qual o significado/origem da palavra paraninfo.
Desde já, agradeço a atenção dispensada!
No período «Só lhe restava jogar-se ao mundo», qual é classificação da segunda oração? Por quê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações