As palavras febras e fêveras
Já sei que a grafia de ambas as palavras febras e fêveras está correcta, mas gostaria de saber se uma antecede a outra? Ou seja: neste caso, será que a primeira grafia era fêveras e o uso do b popular é que gerou a outra grafia? Ou não se pode fazer tal distinção?
Muito obrigado.
«Acesso a» e «gestão de»
«A interface de utilizador remoto permite aos utilizadores um fácil acesso e gestão de qualquer dispositivo de impressão ligado à rede.»
Os substantivos acesso e gestão pedem preposições diferentes («acesso a» e «gestão de»). Ora, uma vez que eu quero juntá-los, porque se referem os dois a «qualquer dispositivo», como poderei fazê-lo sem cair na repetição?
A etimologia de pontífice
Qual é a etimologia de pontífice?
«Não ver um palmo adiante do nariz»
Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?
Litoral e litóreo
Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.
Obrigado pela atenção.
Texto biográfico e texto autobiográfico
Gostava de saber quais são as diferenças entre os textos de carácter biográfico e autobiográfico e as suas respectivas características.
«A mais pura das verdades» e «a mais pura verdade»
Deve-se dizer «a mais pura das verdades», ou «a mais pura da verdade»?
A função sintáctica de «de novo» na frase «Obedeceu de novo»
Qual a função sintáctica exercida pela locução adverbial «de novo» na frase «Obedeceu de novo»?
Obrigada.
Tradução do inglês "ticket" (eleições)
Aqui nos EUA, usamos a palavra ticket para significar o voto com o presidente e o vice-presidente juntos. Há equivalente em português? Encontrei a palavra chapa num dicionário de português brasileiro, mas é a mesma coisa em Portugal?
Regras para redigir um protesto
Antes de mais, queria felicitar-vos pelo vosso site. Descobri-o há pouco tempo; nunca imaginei que me desse tanto jeito como tem dado até hoje.
Estive à procura nos vossos artigos, mas não encontrei nada sobre o que pretendia. Eu gostaria de saber qual é a estrutura do protesto e quais as regras que se tem de seguir para escrever um.
Agradeço desde já a atenção.
