Acento: hermenêutica, propedêutica e terapêutica vs. hermeneuta, propedeuta e terapeuta
Por que hermenêutica, propedêutica e terapêutica são acentuados e os correlatos hermeneuta, propedeuta e terapeuta não são?
P. S.: Também sou professor de Redação Forense, por isso a preocupação com a gramática normativa.
Antecipadamente grato por sua munificência.
Um sem-número
No português de Portugal, é incorrecto escrever os vocábulos sem e número por meio de hífen?Devemos escrever «um sem número de coisas» em vez de «um sem-número de coisas»?
Qual dos dois o mais correcto?
Antecipadamente grato pela vossa resposta.
«Oferecer/entregar uma xícara de café»
Estou com uma dúvida em uma questão, onde diz «Bentinho, personagem do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, desconfiado do adultério de Capitu, resolve oferecer uma xícara de café com veneno ao filho Ezequiel, mas recua no momento em que a criança abre a boca para tomar a bebida», e a outra questão igual diz que «entrega uma xícara de café» e o resto segue igual também.
Bem, agora segue a pergunta, acredito que as questões sejam iguais, já que creio que entregar e oferecer sejam sinônimos, e o que importa é que no final das contas o menino estava com a xícara na mão.
Estou correta? Pode me explicar isso da melhor forma gramatical possível, para eu fundamentar na gramática a minha questão?
Obrigada.
O significado de decreto-lei
Gostaria de saber o significado de decreto-lei.
Desapontador
Diz-se "desapontante", ou "desapontador"?
A função sintáctica de «a refeição dos pastores»
Na frase «Eles comeram a refeição dos pastores», qual é a função sintáctica de «a refeição dos pastores»?
Reflexivo e reflectivo
É possível usar estes adjectivos como sinónimos?
Ex.: «... este é um texto reflexivo», ou «reflectivo»?
Ou ambas as hipóteses?
Análise sintáctica: «Ele ficou triste com o filho»
Como devo analisar sintacticamente «Ele ficou triste com o filho»?
Obrigada.
As palavras desmate e elencar
A palavra "desmate" existe na língua portuguesa? Ela não está nos dicionários que consultei, mas é de uso muito comum no Brasil, principalmente em relatórios sobre o meio ambiente. Há outras palavras de uso comum que não estão nos dicionários, a exemplo de "elencar". Como funciona o ingresso de vocábulos nos dicionários?
Bogomilos
Os famosos hereges da Europa Oriental medieval devem ser chamados pelos lusófonos de "bogomilas", ou "bogomilos"? Seja qual for a resposta, por favor, indiquem se é substantivo que admite flexão de gênero e número. Como adjetivo, seria biforme ou uniforme, comum de dois números, ou não?
Muito obrigado.
