O superlativo absoluto sintético de miserável
Tive um teste de Língua Portuguesa, e uma das questões gramaticais pedia para colocar no grau superlativo sintético o adjectivo miserável.
Gostaria que me tirassem esta dúvida, pois fiquei muito confusa com a variedade de respostas dos meus colegas.
Obrigada pela compreensão.
A origem e o significado do termo cardenha
Qual a origem e qual o significado do termo cardenha utilizado por Miguel Torga no romance Vindima? Ex.: «Numa cautela rastejante de espião, o feitor vigiava a cardenha, escondido na vinha.» — primeiro parágrafo do capítulo XXXIV.
«Dar a palavra»
O que quer dizer «dar a palavra»?
«Arenosa praia...»
No verso «Quem a seguiu pela arenosa praia», d'Os Lusíadas, «arenosa praia» pode ser considerado um pleonasmo? Porquê?
Sobre o adjectivo confessional
Pretendo usar o adjectivo confessional, no sentido em que alguém fala de si mesmo, mas sem poder dizer-se que o resultado é autobiográfico, sendo apenas autodescritivo. O que acontece é que os dicionários consideram confessional restritivamente como relativo à religião. É o que acontece em francês e inglês, mas estou certo de já ter lido, em português, o adjectivo com o sentido que pretendo dar-lhe. Estarei enganado?
As orações reduzidas de particípio e a norma culta
Na frase «O projeto de Convenção foi oportunamente submetido ao Presidente da República, que o aprovou, consultadas as áreas envolvidas na elaboração do texto legal», ainda que esteja correta, não estaria mais adequada à norma culta a colocação da reduzida de particípio «consultadas» no início da frase? Agradeço-lhes a ajuda.
Porta-retratos
Gostaria de tirar por favor uma dúvida: porta-retratos admite somente a forma no plural?
Muito obrigada.
Imagem: substantivo concreto vs. substantivo abstracto
Precisava de saber como devo classificar a palavra imagem. Será um nome concreto, ou abstracto?
Muito obrigado.
«Estar em casa»: predicado verbal
Na oração «Maria estava em casa», qual a classificação do verbo? O predicado é verbal? Se «em casa» é adjunto adverbial, o verbo é intransitivo?
Procurei em várias gramáticas e não encontrei resposta satisfatória.
A diferença entre quando (conjunção) e quando (advérbio)
Queria que de um modo simples me explicassem a diferença entre quando conjunção e quando advérbio de tempo. Já agora, na frase: «Quando chegas?», aqui quando classifica-se como pronome interrogativo?
