Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuel Tavares Teles Lic. Ciências da Engenheira Porto, Portugal 2K

Pretendo usar o adjectivo confessional, no sentido em que alguém fala de si mesmo, mas sem poder dizer-se que o resultado é autobiográfico, sendo apenas autodescritivo. O que acontece é que os dicionários consideram confessional restritivamente como relativo à religião. É o que acontece em francês e inglês, mas estou certo de já ter lido, em português, o adjectivo com o sentido que pretendo dar-lhe. Estarei enganado?

Carlos Eduardo Gonçalves Professor Rio de Janeiro, Brasil 4K

Na frase «O projeto de Convenção foi oportunamente submetido ao Presidente da República, que o aprovou, consultadas as áreas envolvidas na elaboração do texto legal», ainda que esteja correta, não estaria mais adequada à norma culta a colocação da reduzida de particípio «consultadas» no início da frase? Agradeço-lhes a ajuda.

Denise Pinheiro Estudante Curitiba, Brasil 29K

Gostaria de tirar por favor uma dúvida: porta-retratos admite somente a forma no plural?

Muito obrigada.

Gonçalo Pinto Estudante Porto, Portugal 19K

Precisava de saber como devo classificar a palavra imagem. Será um nome concreto, ou abstracto?

Muito obrigado.

Bartira Gotelipe Professora Nova Lima, Brasil 6K

Na oração «Maria estava em casa», qual a classificação do verbo? O predicado é verbal? Se «em casa» é adjunto adverbial, o verbo é intransitivo?

Procurei em várias gramáticas e não encontrei resposta satisfatória.

Maria Elisabete Abreu Fernandes Educadora Viseu, Portugal 182K

Queria que de um modo simples me explicassem a diferença entre quando conjunção e quando advérbio de tempo. Já agora, na frase: «Quando chegas?», aqui quando classifica-se como pronome interrogativo?

Américo Martins Carteiro Janeiro de Cima, Portugal 5K

Já sei que a grafia de ambas as palavras febras e fêveras está correcta, mas gostaria de saber se uma antecede a outra? Ou seja: neste caso, será que a primeira grafia era fêveras e o uso do b popular é que gerou a outra grafia? Ou não se pode fazer tal distinção?

Muito obrigado.

Catarina Pires Tradutora Lisboa, Portugal 5K

«A interface de utilizador remoto permite aos utilizadores um fácil acesso e gestão de qualquer dispositivo de impressão ligado à rede.»

Os substantivos acesso e gestão pedem preposições diferentes («acesso a» e «gestão de»). Ora, uma vez que eu quero juntá-los, porque se referem os dois a «qualquer dispositivo», como poderei fazê-lo sem cair na repetição?

Elizabeth Ribeiro Teixeira Professora São Paulo, Brasil 6K

Qual é a etimologia de pontífice?

Catarina Sobreira Estudante Lisboa, Portugal 17K

Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?