Preciso de saber a etimologia da palavra dependência para um trabalho num jornal interno de uma igreja.
Obrigado.
O que quer dizer a palavra controvérsias?
Está correto dizer/escrever:
1. «Ele disse que ia vir à nossa casa.»
Está correto: «ia vir»?
Locução verbal com verbo ir e vir?
Não há contradição de "sentido" entre ir e vir usados juntos, simultaneamente, na mesma locução verbal? («ia vir» = viria?)
E também:
2. «Ele disse que vai ir ao churrasco no domingo.»
«vai ir» = irá?
Muito obrigado.
Sendo atlóideo relativo à vértebra atlas, é possível dizer «num esforço atlóideo» como referência ao Atlas da mitologia grega, ou não se aplica?
Obrigado.
Por favor, necessito de que me informem a partir de quando é que a palavra psiquiatra começou a ser utilizada com a regularidade e o significado que tem hoje.
Obrigada pela atenção e pelo futuro esclarecimento.
Deve-se escrever "madraça", ou "madrassa"? Pergunto isto porque numa recente mensagem de correio electrónico que me enviaram usaram a expressão «madraça islâmica». Já agora podiam-me dizer o que é uma «madraça (?) islâmica»?
Seria possível uma definição exacta do que são versos homeométricos?
Antecipadamente agradeço.
Gostaria de saber como se pode definir palavra. Em particular, saber se as formas obtidas pela ligação de pronomes átonos a formas verbais são consideradas palavras, como por exemplo, amo-a, li-os, dar-lhe, amar-te-ia...
Agradeço a atenção.
Plural de "caixa-preta"... seria "caixas-preta"?
Obrigada.
Fiquei com dúvida em relação ao diminutivo do substantivo planilha.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações