Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A classificação da expressão «para tanto»

Gostaria de saber a classificação gramatical da expressão «para tanto» e sinônimos.

Elizabete Gomes Professora e estudante Florianópolis, Brasil 22K

A expressão «para tanto» está atestada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o seguinte significado: «para tal coisa acontecer». «Para tal» e «para isso» serão sin{#ó|ô}nimos adequados, nesse sentido.

Quanto à classe gramatical, trata-se da combinação entre uma preposição (para) e um pronome indefinido (tanto). Não sendo uma locução, «para tanto» não tem uma classificação gramatical que englobe as duas palavras.

Note-se, ainda, que «para tanto» pode não ter o significado a que nos referimos, se se empregar em contextos em que tanto é determinante. Por exemplo, «Para tanto café, vais precisar de duas caixas». Nesta frase, «para tanto» corresponde a preposição + determinante indefinido (ou quantificador existencial, de acordo com a versão revista da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário — TLEBS) e o seu significado é «para tal/tamanha quantidade de».


Sara Leite
Tema: Uso e norma