Queria saber a origem e o significado dos topónimos seguintes: Meligioso, Trezói, Mortágua, Penacova, Boas-Eiras.
Sempre me questiono sobre o uso da crase na expressão «atender a demanda». Esse a deve ser com ou sem crase?
Quanto à regência do verbo atender, quando se refere a solicitações, pedidos, sugestões, intimações etc., é verbo transitivo indireto, e no sentido de atendimento a pessoas, cidade, região, verbo transitivo direto. Já me disseram que o uso ou não da crase nessa expressão está correto, mas sempre fico na dúvida, se demanda se refere a quantidade ou procura, como, por exemplo, em frases do tipo «a cidade não consegue atender a/à demanda», «o posto de saúde não atende a/à demanda da região», «a empresa não atende à/a demanda de serviços», entre muitas outras.
Ficarei imensamente grata pela explicação sobre essa "expressão".
Qual é a designação correcta da secção final de um livro onde se elencam informações sobre a respectiva redacção, tradução, impressão, etc., e onde se incluem igualmente as notas legais sobre direitos de autor: «ficha técnica», «cólofon», ou outra? «Ficha técnica» parece-me mais comum noutros meios de comunicação (Internet, cinema, etc.), mas gostaria de ter a vossa opinião.
Muito obrigada!
Gostaria de saber qual grafia os senhores consideram como correta, no português, para se referir ao idioma falado pelo célebre povo africano — seria a forma correta língua "iorubá" ou "yoruba"/"yorubá"?
Desde já agradeço a atenção.
Gostava de saber qual a palavra correcta: "quinésica", ou "cinésica"?
Procurei nos dicionários, e não encontrei "quinésica", embora tenha encontrado "quinesoterapia". Porém, no Houaiss (edição electrónica brasileira) já se encontra o termo cinésica. Estou confuso e gostaria que me esclarecesse acerca destes termos.
Obrigado pela vossa resposta.
Na frase «Instado a manifestar-se, o réu permaneceu em silêncio», a construção «instado a manifestar-se» se afigura correta, ou seria preferível a redação «Instado à manifestação, o réu permaneceu em silêncio»?
Obrigado.
O professor poderia, por gentileza, me esclarecer a questão abaixo?
Gostaria que o professor apontasse a alternativa correta e que me explicasse como analisar a função sintática.
«1 — Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma função sintática que a expressão destacada na frase:
— Vou lançar UM POLICIAL!
1 — Penso O CONTRÁRIO.
2 — ... contou-ME.
3 — Sempre fui FÃ DE ROMANCES POLICIAIS.
4 — ... surgiu UMA SAFRA DE ROMANCES POLICIAIS.
5 — UM BOM LIVRO também ajuda a relaxar.»
Qual o aumentativo e o diminutivo corretos (norma culta) da palavra maçã?
Hoje em dia, ao dizer caneta ou esferográfica, praticamente se confunde uma coisa com a outra. E acerca de «caneta esferográfica», será que é correcto? Ou será que se usou antigamente, e hoje em dia ninguém usa?
Obrigado.
Não me recordo como se designam aqueles estabelecimentos comerciais tradicionais especializados na venda de cafés e chás (onde também é possível comprar-se bombons, biscoitos finos, compotas, máquinas de fazer café, etc.). Sei que têm uma designação específica. Podem ajudar-me, por favor?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações