O termo correcto, ligado à semiologia, é cinésica, cuja entrada no Houaiss o descreve da seguinte forma: «parte da semiótica que estuda os movimentos e processos corporais que formam um código de comunicação extralingüística, entre os quais o enrubescimento facial, o menear de ombros, os movimentos de olhos etc.». Por sua vez, esse termo tem como raiz kinésis, termo grego para «movimento», que entra no português como cine- ou quine-, na composição de várias palavras, daí a dúvida. Novamente, no Houaiss encontramos entrada para quines-, cine- e - cinesia, e verificamos quando usar cine- ou quine-:
quines -: «elemento de composição, antepositivo, do gr. kínésis, eós 'movimento; agitação política' — ver cine- e - cinesia, f. canônicas da língua; ocorre em palavras como quinesiergógrafo, quinesiergograma, quinesimetria, quinesímetro, e como pospositivo em braditeleoquinese, psicoquinese; a grafia de - qui- provém de aportuguesamentos através (por vezes) do ing. ou sobretudo do al., línguas ocidentais de cultura em que o rad. gr. em causa é, não raro, transliterado com k.»
cine-: «elemento de composição, antepositivo, do gr. kínésis, eós 'movimento; agitação política', e seus der. kínéma,atos 'movimento; dança, pantomima; movimento político' (raro), kinétós,ê,ón 'movível', kinétikós,ê,ón 'motor, promotor, cinético'; ocorre a partir do sXIX, sobretudo em compostos da terminologia da física: cinema, cinemacóspio, cinemateca, cinematecário, cinemático, cinematização, cinematizar, cinematoftalmia, cinematografar, cinematografia, cinematógrafo, cinemógrafo, cinesiatria, cinesiergografia, cinesiestese, cinesíforo, cinesimetria/cinesiometria, cinesiologia, cinesiométrico, cinesioneurose, cinesiterapia/cinesoterapia/cinesioterapia, cinestese, cinestesia, cinestesiômetro, cinestético; cinética, cinético, cinetismo, cinetoblasto, cinetocardiografia, cinetocórico, cinetócoro, cinetofone, cinetográfico, cinetógrafo, ainda em uma série de comp. em que cine- é braq. de cinema (ou de cinematógrafo ou cinematografia): cinegrafar, cinelândia, , cinemicrografia, cinemicrográfico, cinemicrógrafo, cinemicrograma, cineplastia, cineplástico, cinerama, cinerâmico, cinerradiografação, cinerradiografar, cinerradiograma, cinerradioterapia, cinerroentgenografia, cinescopia, cinescópico, cineteatral, etc.»
-cinesia: «pospositivo, do gr. kínésis, éos 'ação de mover, de mover-se, movimento' + o suf. -ia, formador de subst. abstratos, em comp. da terminologia científica, do sXIX em diante, alguns já formados no gr.: acinesia, autocinesia, bradicinesia, eucinesia, hipercinesia, hipocinesia, iridocinesia, paracinesia, sincinesia, telecinesia; o V.O., a par destes, registra acinese, hipercinese, sincinese — numa revelação de que o tendencial técnico é para com as f. com o suf. -ia (talvez para evitar dúvidas acentuais para com as f. em -cinese).»