Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, a palavra radiador possui os seguintes significados:
1. (termo usado em Tecnologia) «Instrumento utilizado para aumentar a superfície de irradiação da energia calorífica, por meio de um fluido (ar, vapor, água).»
2. «Aparelho utilizado para aquecer o ambiente.»
3. «Dispositivo formado por tubos onde circula água que vai provocar o arrefecimento dos motores.»
Irradiador figura no mesmo dicionário como sinónimo de radiador e com as seguintes acepções:
1. «Aparelho para irradiar calor.»
2. (termo usado em Mecânica) «Dispositivo destinado a provocar o arrefecimento de motores.»
No uso corrente, usamos a palavra radiador para os dispositivos de arrfecimento dos motores, e a palavra irradiador para os aparelhos de permitem aquecer o ambiente.
N. E.— Um consulente, Jorge Martins (Porto, Portugal), engenheiro e professor de física termodinâmica, enviou-nos a seguinte achega, que agradecemos:
«Radiador (ou irradiador) refere-se à transferência de calor por radiação, um dos três modos que existem (radiação, convecção e condução). Na verdade, os radiadores dos automóveis deveriam chamar-se "convectores", pois perdem calor por convecção, tal como os "radiadores" domésticos, embora nestes a transferência de calor por radiação possa ser significativa. Já o termo "pavimento radiante" está correcto, pois neste caso o que se pretende é melhorar o conforto térmico pelo controlo da radiação pessoa-envolvente. Por outro lado, não é habitual usar-se o termo "irradiação", mas sim radiação, pelo que o vocábulo irradiador não se deveria usar.»