Qual é a diferença entre atiravam e tiravam?
Necessito saber a origem etimológica da palavra caótico.
Estava convencido de que caótico derivava de caos, porém também já me informaram tratar-se de um galicismo, chaotique.
No meu quotidiano de tradutor, vejo-me por vezes confrontado com situações consideradas normais na língua de origem mas não tanto na língua de chegada ou de tradução.
Por exemplo, em alemão é normal começar uma frase por e ou por ou em vez de se fazer sempre e obrigatoriamente o uso de vírgula.
É legítimo fazer o mesmo em português?
Em:
«Tivemos a possibilidade de nos aproximarmos.»
«Tivemos a possibilidade de nos aproximar.»
Qual é o certo?
Como classificamos as palavras quanto e relativamente numa acta? Por exemplo, ao dizer «quanto ao ponto um da...» ou «relativamente ao ponto um ...», como as podemos classificar?
Obrigado.
Gostaria de saber se a expressão «significa dizer» é correcta. Ex.: «O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é bastante solicitado, "significa dizer" que as suas respostas gozam de credibilidade.»
Gostaria de saber se o plural de «deficente motor» é «deficientes motor» e não «deficientes motores» e porquê.
Do mesmo modo, qual é o plural de «deficiente visual», «mental» e «auditivo».
Gostaria que me elucidassem quanto à diferença ou semelhança entre tanto e tão. São ambos advérbios? Então por que razão não me soa bem a expressão: «Tanto bonito»?
Muito obrigada.
Qual a família de palavras de pão?
Obrigado pela atenção.
Qual o antónimo de véspera?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações