Escrevo "ocularcentrismo", ou "ocular-centrismo"? Um filósofo escreve "falogocêntrico", o que está correcto. Poder-se-ia escrever "falogocularcêntrico" (conceito composto dos outros dois)?
Sou um fervoroso adepto do bom português, o que cada vez vai sendo mais difícil.
Ao ler recentemente uma entrevista, ouvi a palavra "pilharoca" como se da camada inferior da pele do porco se tratasse.
Como não encontro em nenhum dicionário essa palavra, agradeço me esclareçam, por favor.
Quero saber o significado desta palavra que encontrei num texto de Raul Brandão: «o ano não foi cadible.»
Agradecia me informassem o significado e a origem da palavra bandeirada, muito utilizada na elaboração de tarifas de táxi.
Obrigado.
Observo que a dúvida quanto a pronúncia da língua portuguesa atinge quase a totalidade dos falantes. Os esclarecimentos a respeito do assunto deixam a desejar, uma vez que informam apenas a pronúncia de cada região. Porém, o que todos desejam saber é a pronúncia correta da palavra.
Gostaria de saber se, segundo a norma culta da língua portuguesa e se tratando de um registro mais clássico, seria possível a seguinte construção com o imperativo do verbo dar: "dá-me-la" ou "dá-me-lo", na segunda pessoa do singular:
"Mas, se na recôndita morada da tu' alma
Inda há um segredo, dá-me a tua confissão:
DÁ-ME-LA."
Desde já muito agradeço.
Posturografia (termo médico) deve pronunciar-se com o "o" da primeira sílaba aberto, ou fechado? Penso que será fechado, mas já tenho ouvido dizer "pòsturografia".
O meu nome é Liliana Ferreira, eu gostaria de saber a origem do sobrenome Cantarinho, que é um nome português, e a família que o tem é de origem alentejana.
Aguardo resposta, muito obrigada.
Como se escreve/traduz a palavra inglesa indent, ou seja, como se designa a acção de afastar o texto da margem esquerda quando se pretende enumerar ou criar pontos chaves de um determinado assunto?
Qual a forma correta?
1) «A indústria fabrica dois tipos de máquinas.»
2) «A indústria fabrica dois tipos de máquina.»
3) «Comprei dois tipos de açúcares.»
4) «Comprei dois tipos de açúcar.»
5) «No supermercado há várias marcas de refrigerantes.»
6) «No mercado há várias marcas de refrigerante.»
Por que é correto «meios de comunicação» e não «meios de comunicações»?
Agradeceria se me explicassem.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações