O adjectivo "fobado" (pronunciado "foubádo") está dicionarizado? Que significado tem? Baseando-me no uso que algumas pessoas que conheço fazem dele, uso-o para classificar alguém que esteja urgentemente necessitado de qualquer coisa e que aja exageradamente... (Parece-me diferente de "afobado", que sei que existe!)
Numa carta, como posso detectar a função emotiva da linguagem?
Na frase «Acreditem: não sei ser», há um, ou dois tipos de sujeito?
Obrigado.
É correcto e porquê dizer-se «podes passar buscar-me na sala»? Qual a diferença se eu disser «podes passar a buscar-me na sala»?
Como é que se constrói um texto de reflexão?
Gostaria de ser esclarecida quanto à definição de: nomes comuns não contáveis massivos e nomes comuns não contáveis não massivos, que surgiram na nova TLEBS.
Obrigada.
Gostaria de saber o aumentativo das seguintes palavras: muro, casa, cadeira e animal.
Estou a enviar este e-mail para solicitar informações sobre a origem do apelido Balula.
Eu próprio já tentei descobrir qual a origem do apelido, mas até agora não tive sucesso... Podem me ajudar a satisfazer esta minha curiosidade?
Algumas investigações rudimentares efectuadas por mim "indicam" que será nome de origem no Médio Oriente.
Qual o significado e qual a origem da expressão «aparar as arestas»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações