Sobre o adjectivo fobado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o adjectivo fobado

O adjectivo "fobado" (pronunciado "foubádo") está dicionarizado? Que significado tem? Baseando-me no uso que algumas pessoas que conheço fazem dele, uso-o para classificar alguém que esteja urgentemente necessitado de qualquer coisa e que aja exageradamente... (Parece-me diferente de "afobado", que sei que existe!)

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Qta. do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 5K

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista o adjectivo fobado e diz que se trata de regionalismo de Pernambuco (Brasil) de uso informal. Significa «fobó, ordinário, reles». Por sua vez, o adjectivo afobado (também regionalismo do Brasil) quer dizer «que tem pressa; azafamado, acafobado»; «que se atrapalhou; perturbado»; e «que se cansou; esfalfado».

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma