Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
João Vilas-Boas Estudante Lisboa, Portugal 62K

Li num website que Richard Strauss, aquando da sua visita a Sintra, declarou acerca do Palácio da Pena: «Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto e nunca vi nada que valha a Pena.» Terá sido esta a origem da expressão «valer a pena»?

Poliana Gomes Lopes Tradutora S. J. do Rio Preto, Brasil 21K

Apesar de ter sempre ouvido, visto e utilizado a expressão «a vácuo» e, portanto, considerá-la como correcta e consagrada pela língua portuguesa, ultimamente encontro, principalmente no ambiente da Internet, as expressões «em vácuo» e «sob vácuo». Os grandes dicionários (Houaiss, Aurélio, Porto Editora) não incluem a expressão no verbete vácuo e, assim, gostava de saber se é só uma questão de escolha, ou se realmente «a vácuo» é a expressão certa.

Muito obrigada e longa vida ao Ciberdúvidas!

Félix Carneiro Carvalho Funcionário público Belo Horizonte, Brasil 16K

Na frase «O aluno queixou-se do professor ao diretor», temos dois objetos indiretos («do professor» e «ao diretor»)? É correto?

Obrigado por esclarecer-me.

Maria Conceição Docente Lisboa, Portugal 16K

No vosso item 14 714, «Encanar a perna à rã», têm o significado da expressão. Gostaria de saber se me sabem indicar a origem desta expressão.

Obrigada.

Maria Rosa A. Correia Professora Carnaxide, Portugal 3K

O que significa «pescador de coca e troviscada»? É um método antigo de pesca? Ou uma expressão idiomática? Ou, ainda, uma expressão de gíria?

Agradeço antecipadamente.

António Sá Téc. de informática Maia, Portugal 9K

Qual a origem da expressão «roubo de igreja», quando, num jogo de futebol, uma das equipas é claramente favorecida?

Maria Ferreira Professora Zurique, Suíça 8K

Gostaria de saber o significado do seguinte provérbio: «O que se poupa no farelo gasta-se na farinha.»

Cristóvão Pateguana Programador Maputo, Moçambique 36K

Há muito que eu gostaria de saber o significado do provérbio «Estão matando cachorro a grito».

Fernanda Rodrigues Secretária Almada, Portugal 219K

O plural de ancião é: anciãos, anciães e anciões. Qual é a forma mais usada em Portugal? Eu pessoalmente costumo usar anciãos, um amigo diz que esta forma é abrasileirada, por isso ele prefere usar anciões. Se me pudessem esclarecer este assunto, agradecia.

Muito obrigada pela atenção.

Zolá Simões Economista Lisboa, Portugal 25K

António Serôdio, presidente da Associação Portuguesa dos Gestores do Desporto (Apogesd), em entrevista ao jornal [português] A Bola, de 21 de Abril, afirma o seguinte: «Há ligas mais expostas... Mas o sobreendividamento e a excessiva dependência à banca e a outras instituições financeiras...»

1. «Dependência à banca e a outras instituições financeiras...» ou «Dependência da banca e de outras instituições financeiras...»?

2. Entendendo-se o que o entrevistado queria dizer, não deveria o entrevistador (jornalista de um jornal de referência, com milhares de leitores) ter modificado a redacção do texto?

Obrigado.