Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: advérbio
Débora Lessa Técnica de serviços administrativos São Paulo, Brasil 8K

Gostaria de saber se o uso da palavra absolutamente empregada como negativa (a um questionamento) é correto e se corresponde à norma culta. Ex.:

– Você vai almoçar conosco hoje?

– Absolutamente.

Carla Sousa Estudante Açores, Portugal 72K

Embora na maioria das gramáticas e dos dicionários as palavras acima indicadas sejam classificadas como advérbios, no Dicionário Houaiss são apresentadas como advérbios e nomes. Já tinha ouvido um professor universitário referir-se à classificação errada destas palavras como advérbios por se tratar de nomes de dias (o nome do dia actual; o do dia anterior; o do dia seguinte). Qual é a vossa posição em relação a este assunto? E, no caso de poderem ser classificados como advérbios e nomes, como distinguir? Obrigada.

Sílvia Loureiro Administrativa Porto, Portugal 41K

A palavra sim tem plural? Se sim, qual é?

Sandro Almeida Porto, Portugal 10K

No excelente  programa Cuidado com a Língua!, da RTP, numa explicação da mudança de sentido da palavra rival, pareceu-me ter ouvido (ou escutado) a locutora mencionar a palavra dantes, quando explicava o tempo da palavra acima referida. Será correcto?

Raquel Medeiros Professora Ponta Delgada, Portugal 21K

Na frase que se segue, a palavra até deve ser considerada um advérbio (de inclusão)? – «O Filipe e até o João vão chegar tarde.»

De acordo com a definição de advérbio que encontrei em várias gramáticas, a palavra em destaque não me parece pertencer à classe gramatical dos advérbios, uma vez que, de acordo com a leitura que faço, não modifica um adjectivo, um verbo ou outro advérbio.

Parece-me que a frase apresentada tem um sentido diferente desta: «O Filipe e o João até vão chegar tarde.» Nesta segunda, penso que é mais evidente que a palavra até seja um advérbio (de inclusão), pois está a modificar o verbo chegar. Ou seja, para além de lhes acontecer outras coisas, ou para além de fazerem outras coisas, o Filipe e o André vão chegar tarde.

Gostaria que me elucidassem sobre a questão que vos coloco e que me corrigissem, caso o meu raciocínio não esteja correcto.

Obrigada pela atenção.

Nuno Martins Estudante universitário Lisboa, Portugal 67K
Gostaria de saber qual a classificação gramatical da palavra .

Obrigado.
Paula Nogueira Professora Aveiro, Portugal 9K

Estará correcta a expressão: «uma piscina meia cheia de água»?

Maria Machado Professora Porto, Portugal 8K

1. «Ele é baixinho.»

2. «Ele falou baixinho.»

Podemos considerar que a palavra baixinho da segunda frase é um advérbio? Não são os advérbios invariáveis?

Obrigada.

Paulo Gomes Consultor de TI Vila Nova de Gaia, Portugal 8K

Gostaria que me esclarecessem se a palavra aqui é ou não dissílabo, pois recentemente corrigi o meu filho (2.º ano do 1º ciclo) dizendo-lhe que se tratava de um dissílabo (a-qui), e fui "corrigido" pela sua professora, que a classificou como monossílabo.

Graziela Gomes Portugal 4K

Gostaria que me informassem se, na frase abaixo, o advérbio “menos” se aplica ao mesmo tempo aos adjectivos usados (“conscientes” e “responsáveis”), ou se apenas se pode considerar em relação ao primeiro adjectivo usado?

«Alguns menos conscientes e responsáveis.»

Ou para caracterizar como «menos conscientes» e «menos responsáveis» será necessário colocar o menos antes de cada um dos adjectivos? 

Como no exemplo que se segue:

«Alguns menos conscientes e menos responsáveis.»

Obrigada.