Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: advérbio
Felipe Menezes Analista de produtos Resende, Brasil 5K

Na frase «Eu não gosto mais de você», o «mais» é advérbio temporal? Se não, qual a sua classe gramatical?

Iva Kilianova-Svobodova Professora da Fac. de Letras, Univ. Masaryk Brno, República Checa 10K

Preciso de saber se existe alguma regra para criar o superlativo do advérbio através de -issimamente. É possível usar tal forma sempre, ou há um limite (além dos superlativos irregulares, como optimamente, pessimamente, etc.)? Usa-se muito na língua falada?

Também queria perguntar se a palavra coisíssima, usada, por exemplo, na frase «Eu não quero coisíssima nenhuma», é correcta ou se é usada só na língua vulgar.

Raquel Loureiro Funcionária pública Santarém, Portugal 40K

Qual a diferença de significado entre estes dois advérbios de modo (oficialmente e oficiosamente) e em que situações deverão ser utilizados?

Isabel Ricardo Produtora de comerciais Toronto, Canadá 9K

Atentadamente, ou atentamente? Estão as duas palavras correctas? Querem ambas dizer a mesma coisa?

Agradeço antecipadamente a resposta e uma vez mais quero, não só dar-vos os parabéns, mas também agradecer-vos pelo vosso trabalho e pela criação deste site.

Margarida Gonçalves Funcionária pública Guarda, Portugal 8K

Qual a diferença entre o uso de de certo e decerto?

A frase «eles irão decerto reunir-se» está correcta?

Claudia Rodrigues Artista Plástica Lisboa, Portugal 16K

Como é que é correcto dizer: «Ela já pode deitar-se», ou «Ela já se pode deitar»? A existência do interfere na forma como se utiliza o verbo reflexivo? É correcto dizer «Ela pode deitar-se», mas incorrecto dizer «Ela se pode deitar» ou «Ela pode-se deitar»?

Cristiana Moreira Professora Porto, Portugal 3K

Embora já tenha lido as vossas explicações anteriores, mais uma vez surge-me a dúvida na utilização de demais e de mais em duas frases que supostamente deveriam ser completadas uma com demais e outra com de mais. Agradeço, pois, a vossa ajuda, uma vez que, na minha opinião, e pós ter lido as vossas respostas anteriores, em ambas poderia ser utilizado demais.

Muito obrigada.

Rodrigo Borges Técnico informático Caldas da Rainha, Portugal 11K

Qual a origem da expressão «Atão era pastor»?

Olga Ferreira Estudante Guarda, Portugal 12K

Gostaria de esclarecer se definitivamente é ou não um advérbio de modo. No outro dia foi-me referido que não: «nem tudo o que acaba em -mente é advérbio de modo». Sim, concordei. Demente não é!

Lúcia Advogada Porto, Brasil 11K

Num texto que refere o ano de 1997 e, logo após, em outra frase, diz «de lá até o ano passado», fazendo menção o ao ano de 1997, pode-se dizer que e «o ano passado» são termos de uso dêitico?