O advérbio decerto, segundo o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, Ed. Verbo, significa «com certeza», «sem dúvida», «com toda a probabilidade». Isto quer dizer que, em última instância, existem dois significados diferentes, embora muito próximos, associados ao referido advérbio. Assim, decerto tanto pode exprimir o grau máximo de certeza (cf. «sem dúvida») quanto dar margem à subsistência de um certo grau de incerteza (cf. «com toda a probabilidade»).
Exemplificando: no diálogo «A.: Está um tempo óptimo! Vamos à praia? B: Decerto!», o advérbio aponta para um grau máximo de certeza, i. e., B. concorda plenamente com a proposta de A. No entanto, numa frase como «Amanhã, o João decerto vai à praia», o advérbio já exprime um alto grau de probabilidade que, no entanto, é perfeitamente compatível com a não realização da ida à praia, por exemplo devido a um qualquer imprevisto, como a mudança do estado do tempo ou alterações dos planos iniciais do João.
Em suma, decerto acaba por apresentar dois significados distintos: em alguns contextos dá conta do grau máximo de certeza; noutros, porém, exprime apenas probabilidade. É nestes casos que o poderemos incluir na classe dos advérbios de dúvida.