DÚVIDAS

Asterisco e espaços
Antes de mais, gostaríamos de agradecer o empenho da vossa equipa em promover a utilização correta e consistente da língua portuguesa. Na empresa onde trabalhamos, por vezes, os textos de partida incluem asteriscos que precisam de ser replicados nos textos de chegada. No entanto, ainda não conseguimos chegar a um consenso sobre a necessidade de deixar um espaço após o asterisco nas notas de rodapé. Sabemos que não deve haver espaço antes do asterisco no corpo do texto, mas existe uma divergência entre os tradutores/as: alguns utilizam o espaço após o asterisco, enquanto outros/as não. Gostaríamos de uniformizar esta prática na nossa empresa, visando maior consistência nos textos. Já realizámos uma pesquisa no vosso site, mas não encontramos uma resposta direta para esta questão. Agradecemos desde já a vossa colaboração e ficamos a aguardar a vossa orientação. Continuem com o excelente trabalho!
Travessão e vírgula no discurso direto
Tenho uma dúvida sobre pontuação de diálogo e de discurso direto. Pesquisando em gramáticas, vi que é possível mesclar travessão e vírgula em diálogos, por exemplo: "— Nem banho tomei, ela esclarecia", porém estou em dúvida sobre quais outros tipos de pontuação seriam corretos nesse caso e se poderia ser um ponto final (ou isso seria um truncamento de períodos?): 1. — Nem banho tomei. Ela esclarecia. 2. — Nem banho tomei? Ela perguntava. 3. — Nem banho tomei?, ela perguntava. 4. — Nem banho tomei — ela esclarecia. Seria gramaticalmente correto iniciar uma fala com o travessão e não colocar outro travessão para fechá-la antes de um trecho narrativo? Todas as opções acima estão corretas? Uma outra dúvida seria sobre a recorrência desse uso misto de travessão e vírgula, pois me parece pouco usual a vírgula sendo utilizada em conjunto com as aspas: 5. "Nem banho tomei", ela esclarecia. Esse uso misto é atual e corrente? Desde já agradeço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa