«Botar faladura»
Muito embora tenha procurado em diversas fontes, foram todos os meus esforços infrutíferos. Gostaria de saber qual é a origem da expressão «bota faladura».
Agradecido.
O significado de indispor
Gostaria de saber se posso utilizar o termo indispor como sinónimo de «não ter». Por exemplo, «indispomos de previsão de...» = «Não temos previsão de...», a fim de evitar discurso negativo na escrita de e-mails.
Obrigado!
Inanistiável/inamnistiável
Se um crime não está sujeito à concessão de anistia, pode-se dizer que é um «crime inanistiável»?
O verbo correspondente a prospetiva
Gostaria de saber se, quando falamos em prospectiva, o verbo que lhe está inerente é prospectivar, ou se se deve usar prospectar, que deriva de prospeção, que não é o mesmo que prospectiva.
O termo, com o novo acordo, leva, ou não, o c?
A diferença entre meio e médio
Sobre os usos das palavras médio e meio, gostaria de saber o maior número de casos possíveis com o objeto de não me enganar.
Muito obrigada.
Mail, e-mail e «correio eletrónico»
Diz-se «vou enviar por mail», ou «vou enviar por e-mail»?
Metódico, ametódico e imetódico
Qual a palavra correcta para o adjectivo que indica ausência de método: ametódico, ou imetódico?
Obrigado.
Exoneração/demissão
Qual a diferença entre exoneração e demissão, na perspectiva jurídica?
Depleção = esgotamento
Na sequência da vossa explicação prévia acerca da palavra depleção, gostaría de referir que esta palavra é também bastante utilizada no domínio da gestão ambiental, nomeadamente como «depleção de recursos». Numa pesquisa antiga, que agora não me é possível identificar, encontrei a seguinte definição: «redução ou esgotamento de um recurso pelo seu consumo contínuo e mais rápido que a sua reposição». Será correta esta definição?
A diferença entre tosta e torrada
Estou a ter esta discussão e, apesar de não ter muitas dúvidas de que torrada e tosta são uma e a mesma coisa, gostava de obter a vossa opinião.
Existe alguma diferença entre tosta e torrada?
