Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Joana Sousa Assistente de administração escolar Porto, Portugal 6K

Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor?

Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho.

Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é:

— "gestante" (não me parece!)

— "gerido" (a mim parece-me mais correcta)

Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos?

Obrigada.

Ana Sofia Carvalho Estudante Lisboa, Portugal 6K

A propósito do internamento de Eusébio, e da doença que lhe foi diagnosticada (aterosclerose). Pergunto: não é a mesma coisa do que arteriosclerose? E porquê a diferença de uma e outra forma?

E como se diz aterosclerose ("àterosclerose", com a vogal a acentuada, como ouvi repetidamente à jornalista da RTP; "atèrósclerose", como também tenho ouvido; ou "atrosclerose", com a sílaba tónica somente no segundo o, como me parece)?

Obrigada.

José Manuel Martins Ferreira Professor Porto, Portugal 2K

Gostaria de saber que significado poderá ter o vocábulo "solipos" (seria "sollipos" no original, c. 1850) no seguinte poema:

«Em hecatombe horrenda as lindas virgens,
Os inocentes jovens; – quando outrora
Dos Solipos as chamas se elevaram,
E as agulhas grimpas de Olisipo
De um sanguíneo clarão tingiram, prontas
A consumir em si a triste raça
Que o Senhor proscreveu que vela errante
Sobre a face do mundo e que decerto
Errará ‘té ao fim dos séculos todos...»

Muito obrigado por qualquer esclarecimento.

Carlos Rodrigues Empregado de escritório Maia, Portugal 3K

O médico de cirurgia plástica disse que eu tinha de fazer um enxerto no calcanhar. Qual é o termo cirúrgico para este acto médico? A palavra está bem utilizada?

Obrigado.

Maria da Silva Estudante Quixeramobim – Cerá, Brasil 2K

O que é concunhada?

Ieda Coelho Midlej Advogada Santo Antônio de Jesus, Brasil 5K

Qual é o significado da palavra preterível?

Carla Rocha Professora São Brás de Alportel, Portugal 12K

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.

Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?

Alonso Meleiro Administrativo Lisboa, Portugal 6K

Qual é o sentido das palavras "quimista" e "cromo", na seguinte frase: «Fulano é um quimista com ar de cromo.»

Muito obrigado.

Fabiano Avelino da Silva Estudante Niterói, Brasil 6K

A palavra mitopoese pode ser utilizada em «A Mitopoese dos Tambores», no sentido de se referir à origem daqueles instrumentos?

Alexsandra Santana Barbosa Bordadeira Rio de Janeiro, Brasil 4K

O que significa «promotor de vendas» e «supervisor de vendas»?